Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal paga 11,2 milhões a fundo europeu para garantir vacina

Uma resolução do Conselho de Ministros, publicada esta terça-feira em Diário da República, autoriza o pagamento de mais de 11,2 milhões referente à participação no 'top-up' do Instrumento de Apoio a Emergências, que visa garantir a produção da vacina contra a Covid-19.

Portugal paga 11,2 milhões a fundo europeu para garantir vacina
Notícias ao Minuto

11:31 - 15/12/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

O Conselho de Ministros autorizou a Administração Central do Sistema de Saúde a pagar 11.209.005 euros relativos à participação de Portugal no 'top-up' do Instrumento de Apoio a Emergências - o fundo europeu que irá assegurar a produção da vacina contra a Covid-19.

A resolução, publicada esta terça-feira em Diário da República, explica que a União Europeia aprovou uma estratégia para as vacinas contra o vírus SARS-CoV-2, "considerando que nenhum Estado-Membro dispõe, por si só, das capacidades necessárias para investir no seu desenvolvimento e produção".

Com efeito, a Comissão Europeia adotou uma estratégia que passa pelo apoio à produção da vacina mediante o financiamento de parte dos custos iniciais a partir do Instrumento de Apoio a Emergências (ESI).

Ora, os Estados-Membros, incluindo Portugal, subscreveram esta estratégia europeia "e garantiram o financiamento conjunto, no valor de 750 milhões de euros". Para concretizar este "compromisso", é determinante reforçar o Instrumento de Apoio a Emergências.

Com efeito, o Governo determinou que os encargos financeiros em relação à verba portuguesa são integralmente pagos em 2020.

Leia Também: Regulador europeu deverá dar 'ok' a vacina da Pfizer a 23 de dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório