Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Unidade de Comportamentos Aditivos alerta para uso da internet

O diretor da Unidade Operacional de Intervenção nos Comportamentos Aditivos, Nelson Carvalho, alertou hoje para os perigos da utilização problemática da internet e dos jogos e apostas 'online' e 'offline' (Placard e Raspadinha) pelos jovens por serem viciantes.

Unidade de Comportamentos Aditivos alerta para uso da internet
Notícias ao Minuto

13:08 - 10/12/20 por Lusa

País Internet

Nelson Carvalho fez este alerta na Assembleia Legislativa da Madeira durante a audição parlamentar requerida pelo PS sobre "Esclarecimentos relativos à capacidade de intervenção da Região Autónoma sobre os comportamentos aditivos".

"Pela calada, vai dar mais problemas do que o consumo das drogas. Infelizmente, têm aparecido situações problemáticas de jovens que passam a noite na internet", disse, ao comentar a questão das dependências sem substância.

O diretor da Unidade Operacional revelou que, em termos de Novas Substâncias Psicoativas (NSP), "os Açores são a região do país que mais se consome, depois vem a Madeira e o continente".

"A Madeira é a região do país que monitoriza melhor este fenómeno porque trabalhamos nas NSP desde 2008", observou, destacando que a região "tem feito o que está ao seu alcance".

"Acho que este órgão [Unidade Operacional de Intervenção nos Comportamentos Aditivos] não pode fazer mais nada porque tudo o resto é da estrita responsabilidade da Assembleia da República", adiantou.

Nelson Carvalho revelou que a Unidade tem 138 entidades parceiras na Madeira, no continente e no estrangeiro e 26 programas de prevenção (comunitária, desportiva, escolar e familiar) e que a Madeira adotará o seu plano regional depois da conclusão, este ano, da Estratégia Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências.

"Só a partir daí é que a Madeira vai fazer o seu", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório