Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estudantes denunciam "racismo" em vídeo de praxe da Universidade do Minho

Caloiros surgem pintados de negro a cantar "somos conhecidos por canibais".

Estudantes denunciam "racismo" em vídeo de praxe da Universidade do Minho
Notícias ao Minuto

15:50 - 09/12/20 por Notícias Ao Minuto

País Racismo

Um vídeo partilhado pela Comissão de Praxe da Licenciatura de Biologia e Geologia da Universidade do Minho, filmado durante a ‘Latada 2020’, está a gerar polémica e a levantar acusações de racismo.

Nas imagens vê-se os estudantes pintados de preto a cantarolar "somos conhecidos por canibais".

Numa nota publicada na sua página de Facebook, a 'Quarentena Académica', uma plataforma reivindicativa composta por estudantes de várias áreas e de diversos pontos do país, denuncia o "teor extremamente racista" do vídeo em questão e repudia a situação.

"Neste vídeo constata-se que todos os estudantes nele presentes fazem uso de blackface (pintar a cara e o corpo de preto), enquanto entoam cânticos, dos quais se destaca o seguinte trecho: 'Este é o nosso curso / Nos enche de orgulho e respeito / Nós somos conhecidos por canibais’'", lê-se na publicação.

Notícias ao Minuto Caloiro pintado de negro © DR

O mesmo grupo de estudantes apela a que a reitoria da Universidade do Minho e restantes entidades competentes analisem as imagens e tomem"todas as medidas necessárias". "Racismo não deve ter lugar na nossa sociedade", salientam ainda os administradores da mesma plataforma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório