Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Surto resolvido no Lar de Malhadas em Miranda do Douro

O surto de covid-19 que afetou o lar de Malhadas, em Miranda do Douro, infetando 42 utentes e 18 colaboradores, provocando a morte a um idoso, foi dado como sanado, indicou hoje a direção do lar.

Surto resolvido no Lar de Malhadas em Miranda do Douro
Notícias ao Minuto

13:44 - 07/12/20 por Lusa

País Covid-19

"Todos os utentes [41 no total] e 17 funcionários estão curados da infeção provocada pelo novo coronavírus. Temos a lamentar a morte de um utente de 85 anos que tinha outras patologias associadas", explicou à Lusa Sónia Neto, diretora do lar particular Casa de Repouso Livro de Memórias.

De acordo com a responsável, há ainda uma funcionária em fase de recuperação no domicílio e que apresenta "sintomas ligeiros" para a infeção provocada pelo SARS-CoV-2.

"Numa primeira fase, 41 pessoas [um total de 26 utentes e 15 funcionários] foram testadas pela Saúde Pública e 25 utentes e oito colaboradores deram positivo para a covid-19", indicou Sónia Neto.

Ainda de acordo com a responsável, uma semana depois foram efetuados novos testes, registando-se mais um utente que testou positivo.

No caso dos funcionários houve mais três que testaram positivo para o novo coronavírus.

O primeiro caso foi detetado neste lar partilhar do distrito de Bragança a 17 de novembro.

A diretora do Lar disse que o processo de desinfeção foi feito sob a orientação da Proteção Civil Municipal de Miranda do Douro, através dos bombeiros de Miranda do Douro.

Portugal contabiliza pelo menos 4.963 mortos associados à covid-19 em 322.474 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório