Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Não há razão para as pessoas terem medo da vacina", garante virologista

O especialista português, Pedro Simas, explicou o porquê de a vacina contra a Covid-19 ter sido produzida tão rapidamente.

"Não há razão para as pessoas terem medo da vacina", garante virologista
Notícias ao Minuto

10:36 - 07/12/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O virologista Pedro Simas assegurou, este domingo, que a rapidez com que as vacinas contra a Covid-19 foram criadas não compromete a segurança do antiviral. 

"Nós [cientistas] sabíamos como fazer a vacina. Já usávamos esta vacina para animais domésticos contra infeções de coronavírus. Portanto, a base e a estratégia de fazer a vacina já a conhecíamos", começou por argumentar o especialista, em declarações à RTP

Além disso, sublinhou também Pedro Simas, o avanço tecnológico dos últimos 10 anos permitiu acelerar uma data de etapas no processo de criação da vacina: "Hoje em dia, conseguimos, por exemplo, logo em janeiro deste ano, isolar o vírus e passado uma semana já tínhamos o SARS-CoV-2 completamente descodificado. Isto há 30 anos demorava meses". 

Ainda segundo o virologista, outros fatores que contribuíram significativamente para que a vacina fosse produzida tão rapidamente foram: o corte burocrático, o foco de toda a comunidade científica e industrial na realização da vacina e a produção da vacina quando se estavam a aproximar os ensaios clínicos. Sobre este último motivo, Pedro Simos frisou: "Fez-se uma coisa sem precedentes. (...) Por isso, é que a vacina foi agora aprovada para uso excecional e já há vacina para distribuir". 

É de recordar que Portugal irá receber 22 milhões de doses de vacinas contra o novo vírus. A primeira fase de vacinação deverá ocorrer já no próximo mês de janeiro, estando previsto que idosos, residentes de lares, profissionais de saúde, elementos das forças de segurança e da Proteção Civil sejam os primeiros a receber o antiviral. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório