Meteorologia

  • 16 JANEIRO 2021
Tempo
MIN 4º MÁX 14º

Edição

Com a chegada do Natal... Recorde os cuidados a ter quando vai às compras

Há recomendações para "minimizar o risco de infeção para si e para os outros", aponta a Autoridade para a Saúde.

Com a chegada do Natal... Recorde os cuidados a ter quando vai às compras

O Natal está a aproximar-se a passos largos e os portugueses já pensam no que querem comprar para oferecer aos seus entes queridos à meia-noite do dia 25 de dezembro. Sabendo já que esta não vai ser uma quadra "normal", devido à pandemia do novo coronavírus, a Direção-Geral da Saúde (DGS) fez questão, este sábado, de recordar quais os cuidados que todos devemos ter quando vamos às compras.

Assim, há cuidados para "minimizar o risco de infeção para si e para os outros", aponta a Autoridade para a Saúde. 

Que cuidados devemos ter no momento da compra? 

Há três medidas a tomar e três que temos (mesmo) de evitar. Temos de "cumprir as distâncias de segurança", "utilizar sempre máscara" e "higienizar adequadamente as mãos antes e depois de ir às compras"

Por outro lado, devemos "evitar ao máximo o manuseamento dos alimentos" - ou de outros objetos que não ponderamos adquirir - "evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos" e, por fim mas não menos importante, "evitar as horas de ponta" quando nos deslocamos às superfícies comerciais. 

De lembrar que António Costa revelou, hoje, quais as medidas que estarão em vigor na altura do Natal e do Ano Novo. "Poderá haver circulação entre concelhos em 23, 24, 25 e 26 de dezembro", sendo que "na noite de 23 para 24 será mantido o período de proibição de circulação normal" com exceção apenas para quem se "encontre em trânsito". 

"Nas noites de 24 e 25 a proibição de circulação na via pública só ocorrerá a partir das 2 horas da manhã" e, na noite de 26, será restabelecida a limitação de circulação na via pública "a partir das 23 horas".

Já no Ano Novo, a situação é um pouco diferente com a proibição de circulação entre concelhos entre as 00h de dia 31 e as 5 horas do dia 4 de janeiro. Na noite da passagem de ano, a proibição de circulação na via pública ocorrerá "a partir das 2 horas da manhã". E, no dia 1, haverá "liberdade de circulação até às 23 horas". 

Conheça aqui (todas) as medidas em vigor no Natal e Ano Novo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório