Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Depressão Dora. Proteção Civil registou 300 ocorrências até às 18 horas

A Proteção Civil registou, entre as 00h00 e as 18h00 de hoje, 300 ocorrências relacionadas com a queda de árvores, de estruturas e limpezas de via, na sequência da passagem da depressão Dora, que está a afetar Portugal continental.

Depressão Dora. Proteção Civil registou 300 ocorrências até às 18 horas
Notícias ao Minuto

20:35 - 04/12/20 por Lusa

País Mau tempo

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Carlos Pereira avançou que Lisboa é o distrito mais afetado, "com 59 ocorrências" e "seguidamente Leiria com 31" ocorrências registadas, "derivado ao vento que se faz sentir".

O distrito de Coimbra teve, até às 18:00, 28 ocorrências, enquanto o distrito de Setúbal registou 26 situações, também devido ao vento.

Já nos distritos de Vila Real e Viseu, houve cerca de 20 ocorrências a registar em cada um, "derivado à queda de neve", referiu o comandante Carlos Pereira.

O comandante notou também que as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam encerradas devido à queda de neve.

O novo comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, disse hoje à tarde, na sua tomada de posse, que a Proteção Civil espera o desagravamento de condições meteorológicas a partir do final do dia de sábado.

Segundo balanços anteriores da ANEPC, até às 09:00 registaram-se 44 ocorrências em território continental e 144 até às 12:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Lisboa e Leiria devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental.

Estes dois distritos estão sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 e as 21:00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

Por causa da agitação marítima forte, o IPMA colocou também a costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro, o norte da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja até às 00:00 de domingo.

O mau tempo que se vai fazer sentir no continente, pelo menos, até sábado surge na sequência da passagem em Portugal continental da depressão Dora, que vai trazer também vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura.

O IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à queda de neve acima de 1.400/1.600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, até às 06:00 de domingo.

Sob aviso amarelo (menos grave) estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 06:00 de sábado.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório