Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Açores com mais 24 infeções e uma morte

Os Açores diagnosticaram 24 novos casos de infeção com o vírus da covid-19 nas últimas 24 horas, sete dos quais na Terceira e 17 em São Miguel, ilha onde se registou também morreu uma mulher de 70 anos.

Covid-19: Açores com mais 24 infeções e uma morte
Notícias ao Minuto

14:21 - 04/12/20 por Lusa

País Pandemia

A informação consta do boletim de hoje da Autoridade de Saúde dos Açores, segundo o qual os novos casos foram detetados nas 1.590 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região e do rastreio na freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, iniciado na quinta-feira.

A entidade dá conta ainda do falecimento em São Miguel, "na madrugada do dia 03 [quinta-feira], de uma mulher de 70 anos, vítima de covid-19 residente no concelho de Ponta Delgada", acrescentando que "a doente não estava internada".

Quanto aos casos detetados nas últimas 24 horas, a Autoridade de Saúde dos Açores refere que em "São Miguel 13 casos foram detetados no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, um novo caso por aferir, dois novos casos resultantes de uma nova cadeia de transmissão na Ribeira Grande, e um resultante do rastreio em massa em Rabo de Peixe".

Na Terceira, do total de sete novos casos, cinco são no contexto das cadeias de transmissão já identificadas e dois novos em Angra do Heroísmo, com histórico de viagem ao exterior da Região e que tiveram um teste positivo ao 6.º dia de regresso aos Açores, tratando-se de um residente e outro não residente, acrescenta ainda a Autoridade de Saúde Regional.

Foram ainda registadas 23 recuperações, oito na ilha Terceira (duas na Praia da Vitória e seis em Angra do Heroísmo), 15 em São Miguel (duas na Lagoa, oito em Ponta Delgada e cinco na Ribeira Grande).

A região conta agora com 41 cadeias de transmissão ativas, na sua maioria em São Miguel, e foram já extintas 18 cadeias de transmissão.

Atualmente existem no arquipélago 356 casos positivos ativos, sendo 225 em São Miguel, 126 na Terceira, dois no Pico, um no Faial e dois nas Flores.

De acordo com a Autoridade de Saúde açoriana, foram detetados até hoje 1.128 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, e há a registar 19 mortes.

Estão internadas 18 pessoas, sete no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (um em Unidade de Cuidados Intensivos - UCI), 10 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois em UCI) e um no Hospital da Horta, no Faial.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.507.480 mortos resultantes de mais de 65,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.803 pessoas dos 312.553 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório