Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Coordenador acredita que testagem em Rabo de Peixe será "sucesso imenso"

O coordenador do combate à covid-19 nos Açores, Gustavo Tato Borges, mostrou-se hoje confiante na operação de testagem na vila de Rabo de Peixe, acreditando que será um "sucesso imenso".

Coordenador acredita que testagem em Rabo de Peixe será "sucesso imenso"
Notícias ao Minuto

13:20 - 04/12/20 por Lusa

País Açores

Arrancou hoje a operação de testagem aos cerca de dez mil habitantes da vila e freguesia da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, sendo previsivel, reconheceu Gustavo Tato Borges, um aumento considerável de casos de infeção com o vírus da covid-19 nos próximos dias.

"Com os testes rápidos [de resultados em 15 minutos], vamos perceber a real dimensão do problema e contê-lo o mais depressa possível", afirmou, em em Ponta Delgada, num encontro esta manhã com jornalistas.

Sendo este o início de um rastreio, um bom resultado é um número considerável de testes e a "identificação" de muitos positivos, admitiu ainda.

"Na fase inicial o objetivo é encontrar muita gente" infetada, acrescentou, traçando uma analogia com alguns tipos de cancro: "Quando o rastreio se torna regular, o objetivo passa a ser encontrar poucas pessoas" doentes, precisou.

"Nas próximas semanas vamos verificar um achatamento na curva" de infetados com covid-19, disse ainda.

A realização de testes aos residentes da vila do concelho da Ribeira Grande começou hoje e irá decorrer até domingo.

Na quinta-feira foram já testados cerca de 60 pescadores, profissionais que, desde que não infetados, foram hoje para o mar.

Na terça-feira, o Governo dos Açores anunciou a criação de uma cerca sanitária a Rabo de Peixe, seguida da realização de testes rápidosao novo coronavírus, que provoca a adoença da covid-19, a todos os cerca de dez mil habitantes da freguesia.

Com a cerca sanitária -- atualmente a única do país - ficam interditadas as deslocações, por via terrestre e marítima, entre Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, e as restantes freguesias. Fica proibida a circulação e permanência de pessoas na via pública, são encerradas todas as escolas e fixa-se a limitação da lotação máxima de um terço da respetiva capacidade na restauração e nos bares.

Atualmente, existem 355 casos positivos ativos nos Açores, sendo 223 em S. Miguel, 127 na Ilha Terceira, dois no Pico, um no Faial e dois nas Flores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório