Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'desMarca a Diferença'. Campanha da GNR promove inclusão

Guarda Nacional Republicana disponibiliza o seu efetivo animal para sessões de hipoterapia e cinoterapia.

'desMarca a Diferença'. Campanha da GNR promove inclusão
Notícias ao Minuto

10:08 - 03/12/20 por Notícias Ao Minuto

País Deficiência

Foi esta quinta-feira, dia 3 de dezembro e Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que a Guarda Nacional Republicana (GNR) decidiu iniciar uma campanha de sensibilização denominada 'desMarca a Diferença', que visa divulgar os direitos das pessoas com deficiência e promover a sua inclusão. A iniciativa decorre em todo o território nacional até dia 9 de dezembro

Em comunicado publicado nas redes sociais, a GNR explica que tem "ainda estabelecido diversas parcerias e protocolos com associações e escolas" de todo o país, "disponibilizando o seu efetivo animal para sessões de hipoterapia e cinoterapia, dando o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante".

Os militares avançam que, através da hipoterapia, "o cavalo torna-se um agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência". Tal, acrescentam, promove "vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais". 

Já através da cinoterapia, os cães são usados "como um recurso terapêutico inovador em sessões de cinoterapia a crianças com necessidades educativas especiais" e contribuem "para a expressão das suas emoções e para a capacidade de comunicação".

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é marcado desde 1992, tendo sido promovido pelas Nações Unidas. O objetivo é promover uma maior consciencialização e compreensão dos assuntos relativos às pessoas com deficiência, como os seus direitos e defesa da dignidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório