Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Lar de Gavião regista um óbito com morte de utente de 84 anos

Uma utente de um dos três lares da Santa Casa da Misericórdia de Gavião (distrito de Portalegre) é a primeira vítima mortal do surto de covid-19 na instituição, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, José Pio.

Lar de Gavião regista um óbito com morte de utente de 84 anos
Notícias ao Minuto

13:10 - 02/12/20 por Lusa

País Covid-19

"Ontem [terça-feira] registou-se a primeira vítima, morreu uma utente de 84 anos que estava internada no hospital de Abrantes há uns dias. A senhora tinha outras patologias associadas, aliás, quando foi para o hospital nem foi por causa da covid-19, só na entrada no hospital é que detetaram que era portadora", disse.

O presidente da Câmara de Gavião indicou ainda que estão infetados 20 utentes e 16 funcionários, numa instituição que tem um total de 135 utentes e 150 funcionários nos três lares, estando apenas uma das valências a ser afetada por este surto.

No dia 24 de novembro, o autarca disse à Lusa que estavam infetados "13 funcionários e sete utentes", tendo ainda explicado que "há muitos" funcionários que são comuns e prestam serviço noutras valências da instituição.

No entanto, sublinhou, nos últimos dias não têm ocorrido mais casos, considerando que começa a verificar-se "algum controlo" em relação a este surto.

De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 25 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito regista 516 casos ativos, 666 casos recuperados e 31 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 264 casos. Seguem-se Elvas, com 50 casos ativos, Nisa (45), Gavião (39), Crato (36), Marvão (17) e Arronches, com 15 casos ativos.

O concelho de Campo Maior apresenta 12 casos ativos, Ponte de Sor 10, Fronteira nove, Castelo de Vide e Alter do Chão seis casos cada, e Monforte e Avis três casos ativos cada.

O concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.

A ULSNA indica que foram feitos até hoje 29.538 testes de diagnóstico no distrito.

Em Portugal, morreram 4.577 pessoas dos 300.462 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório