Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

São Miguel e Terceira "claramente" com transmissão comunitária

O coordenador de saúde pública nos Açores declarou hoje que nas ilhas de São Miguel e Terceira há "claramente" transmissão comunitária do vírus que provoca a covid-19.

São Miguel e Terceira "claramente" com transmissão comunitária
Notícias ao Minuto

14:40 - 01/12/20 por Lusa

País Covid-19

"Claramente em São Miguel e na Terceira há transmissão comunitária", declarou à agência Lusa Gustavo Tato Borges, que iniciou funções na semana passada como responsável da nova equipa de combate à pandemia no arquipélago.

Os Açores tiveram na maior parte dos casos transmissões secundárias do novo coronavírus, "normalmente com ligação fora do arquipélago", mas o momento atual, em São Miguel e na Terceira, é mais "complexo", afirmou.

"O que começámos a descobrir foi pessoas que deram positivo e não têm ninguém à volta que justifique o caso. Transmissão comunitária significa percebermos que aparecem casos positivos que não têm ligação a casos e cadeias conhecidas", precisou Gustavo Tato Borges.

O Governo dos Açores deliberou hoje a prorrogação até dia 08 da situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial por causa da covid-19.

Nos Açores, foram detetados até hoje 1.044 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e registados 17 óbitos. Há 523 casos recuperados e mantêm-se 421 casos positivos ativos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório