Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Eduardo Lourenço: Marcelo evoca o "mais destacado intelectual público"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou e agradeceu hoje ao ensaísta Eduardo Lourenço, que considerou ser, desde o início da segunda metade do século passado, o "mais destacado intelectual público" e uma "figura essencial" de Portugal.

Eduardo Lourenço: Marcelo evoca o "mais destacado intelectual público"
Notícias ao Minuto

10:27 - 01/12/20 por Lusa

País Óbito

O ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, morreu hoje, em Lisboa, confirmou à agência Lusa fonte da Presidência da República.

"Eduardo Lourenço foi, desde o início da segunda metade do século passado, o nosso mais importante ensaísta e crítico, o nosso mais destacado intelectual público", refere a nota no 'site' da Presidência da República.

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, o ensaísta nunca esteve "alheado dos debates do nosso tempo, nem das vicissitudes da política".

"Devemos-lhe algumas das leituras mais decisivas de Pessoa, que marcam um antes e um depois, e um envolvimento, muitas vezes heterodoxo, nas questões religiosas, filosóficas e ideológicas contemporâneas, do existencialismo ao cristianismo conciliar e à Revolução", enalteceu.

Entre "todos os intelectuais portugueses da sua envergadura", na perspetiva do chefe de Estado, "nenhum outro foi tão alheio à altivez, à auto-satisfação, ao desdém intelectual, ao desinteresse pelas gerações seguintes".

"Vencedor de diversos prémios, incluindo o Pessoa e o Camões, distinguido por quatro vezes com ordens nacionais, e também reconhecido no estrangeiro, o Prof. Eduardo Lourenço deu-me a honra de integrar o Conselho de Estado", elencou.

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as suas sentidas condolências aos familiares "pela perda deste amigo, deste sábio, desta figura essencial do Portugal em que vivemos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório