Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Surto em lar de Santo Tirso provocou duas mortes e 45 infetados

Um surto de covid-19 no Lar Familiar da Tranquilidade, na Vila das Aves, em Santo Tirso, provocou a morte a dois idosos e já infetou 45 pessoas, entre utentes e profissionais, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

Surto em lar de Santo Tirso provocou duas mortes e 45 infetados
Notícias ao Minuto

12:52 - 30/11/20 por Lusa

País Covid-19

O responsável pela comunicação daquele lar no distrito do Porto, Celso Campos, disse que a presença do vírus foi detetada no início de novembro, "quando uma idosa foi hospitalizada devido a uma doença que não a covid-19 e, uma vez testada, acusou positivo".

Essa idosa, de 90 anos, acrescentou, viria a ser o "primeiro caso mortal na instituição" que, entretanto, já "lamentou outro óbito, de um utente de 92 anos, numa fase mais avançada do mês e que estava também hospitalizado".

No lar que "acolhe 50 idosos, de momento 21 deles estão positivos, sendo que quatro estão hospitalizados", e há ainda "24 colaboradores de quarentena, em casa, pelo mesmo motivo", descreveu Celso Campos.

"Assim que soubemos do caso positivo da idosa hospitalizada testámos todos os utentes e colaboradores do lar", assinalou o responsável, dando conta que os 21 utentes infetados "desde o desencadear do surto colocados em ala covid, estão, na sua maioria, assintomáticos, e apenas uma pequena parte apresenta sintomas ligeiros".

Sobre os quatro hospitalizados, Celso Campos disse "estarem estáveis", tendo salientado que "desde março é a primeira vez que o lar regista casos do novo coronavírus".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.453.074 mortos resultantes de mais de 62,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.427 pessoas dos 294.799 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório