Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Viana do Castelo contesta em tribunal cobrança de IMI ao navio Gil Eannes

A Fundação Gil Eannes vai pedir em tribunal a isenção de imposto municipal sobre imóveis (IMI) para aquele antigo navio-hospital, que está fundeado na doca comercial de Viana do Castelo, funcionando agora como museu, foi hoje anunciado.

Viana do Castelo contesta em tribunal cobrança de IMI ao navio Gil Eannes
Notícias ao Minuto

12:29 - 30/11/20 por Lusa

País Navio

Em comunicado, a fundação acrescenta que o presidente do Conselho de Administração e da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, também "informou" o primeiro-ministro e os ministros das Finanças e do Mar sobre a questão.

Em causa está a notificação da avaliação do Navio Gil Eannes referente ao seu enquadramento como sujeito passivo de IMI, como "prédio tipo outros".

O conselho de administração contesta, lembrando que "o bem móvel objeto de avaliação é um navio, o qual está fundeado na doca comercial, tem feito deslocações para o estaleiro e vice-versa, flutua e navega".

Sublinha, por isso, ter algumas dúvidas que o navio possa ser considerado um prédio, "assente e com fundações de implantação".

A Fundação refere que o navio "tem uma missão cultural" e é "um dos espaços mais visitados do país, enquanto memória viva da pesca do bacalhau", tendo até certificado de navegabilidade.

"Por isso, e pelo conhecimento de situações análogas no país, esta será uma situação única no país, pelo que o Código do IMI não pode ser aplicado pelas suas especificidades de ser uma embarcação e o cálculo da sua dimensão se reger pelas normas da arqueação".

Assim, e sendo a Fundação Gil Eannes uma entidade sem fins lucrativos e que representa "um ativo cultural e museológico muito importante para Viana do Castelo e para o país", a administração solicita que o navio-museu Gil Eannes não seja enquadrado como sujeito passivo de IMI, uma vez que flutua e navega e dispõe de certificado de navegabilidade, pelo que "não poderá" ser considerado um prédio , mesmo na tipologia de "outros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório