Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Rui Pinto acusa Costa de desvalorizar "as questões de Estado de Direito"

O hacker português fala ainda de "tortura psicológica na prisão".

Rui Pinto acusa Costa de desvalorizar "as questões de Estado de Direito"
Notícias ao Minuto

19:07 - 29/11/20 por Notícias ao Minuto

País Rui Pinto

Rui Pinto, que se encontra a ser julgado por crimes de acesso indevido a sistemas informáticos, deixou, este domingo, severas críticas ao primeiro-ministro, António Costa, através de uma mensagem divulgada na sua conta oficial do Twitter. 

"António Costa desvaloriza as questões de Estado de Direito, em relação a um país onde, entre outros, é negado a um detido o contacto com o seu advogado, e onde é exercida tortura psicológica na prisão sobre um cidadão português", começa por referir o hacker português. 

Por fim, Rui Pinto ainda atira: "São curiosos os meandros das relações entre estados".

Na semana passada, o julgamento do pirata informático foi suspenso, durante 14 dias, devido ao caso positivo de Covid-19 de um familiar de um dos juízes do coletivo.

É de recordar que Rui Pinto, de 32 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 7 de agosto, "devido à sua colaboração" com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu "sentido crítico", mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório