Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Natal? "Para a semana haverá notícias", garante o Presidente Marcelo

O Presidente da República afirmou hoje que o processo de decisão sobre a renovação do estado de emergência decorrerá até sexta-feira da próxima semana e que os portugueses saberão com antecedência como poderão passar o Natal.

Natal? "Para a semana haverá notícias", garante o Presidente Marcelo
Notícias ao Minuto

20:41 - 27/11/20 por Lusa

País Covid-19

Em resposta a questões dos jornalistas, no final de uma iniciativa nas instalações do jornal Público, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa disse que as decisões sobre o Natal estão relacionadas "com a renovação do Estado de Emergência", que desde 9 de novembro está novamente em vigor em Portugal.

"Para a semana haverá notícias sobre isso, haverá uma sessão epidemiológica, haverá a audição dos partidos políticos, haverá, naturalmente, o parecer do Governo, haverá a autorização da Assembleia da República e, depois haverá a decisão do Presidente da República", adiantou o chefe de Estado. 

O atual período de Estado de Emergência, um quadro legal de exceção que só pode vigorar por 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações, termina às 23:59 de 8 de dezembro. Se for renovado por mais 15 dias, o novo período terá início às 00h00 de 9 de dezembro, até às 23h59 de 23 de dezembro.

Contudo, segundo o Presidente da República, os portugueses não terão de esperar pela avaliação do que acontece nesse 15 dias "para saberem o que é que vão fazer durante o Natal".

"Embora para cumprir a Constituição o prazo de renovação do Estado de Emergência, o próximo, a haver, termine às 23:59 do dia 23 [de dezembro], parece de bom senso que antecipadamente os portugueses saibam como podem organizar aquele fim de semana de Natal: 24, 25, 26, 27", afirmou.

Ainda quanto à próxima renovação do Estado de Emergência, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que 8 de dezembro é feriado e referiu que "o último dia que a Assembleia da República tem para se pronunciar é sexta-feira que vem".

"Portanto, estamos relativamente próximos desse momento de decisão sobre a renovação e em que termos o Estado de Emergência", acrescentou.

Durante a atual pandemia de Covid-19, o Estado de Emergência foi decretado para permitir medidas para conter a propagação desta doença e renovado duas vezes sucessivas, de 19 de março a 02 de maio. Voltou a ser decretado em novembro e já foi renovado uma vez.

Para renovar por mais 15 dias este quadro legal, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, o Presidente da República tem de ter ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República

Em Portugal, já morreram 4.276 pessoas com Covid-19, num total de 285.838 casos de infeção contabilizados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório