Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Mais um caso de legionella detetado no surto que atinge o Grande Porto

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde diagnosticou hoje mais um caso de 'legionella' no surto que afeta região do Grande Porto desde final de outubro, revelou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Mais um caso de legionella detetado no surto que atinge o Grande Porto
Notícias ao Minuto

16:19 - 27/11/20 por Lusa

País Legionella

Com este registo, aumenta para 88 o número total de pessoas que, desde 29 de outubro, recorreram a assistência hospitalar devido à doença no distrito do Porto, sendo que 10 morreram e um total de 11 estão internadas.

Na unidade poveira, que, desde o início do surto, já detetou 30 casos de 'legionella', continuam internadas duas pessoas, tendo sido registados dois óbitos.

Já no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, que já prestou cuidados a 48 pessoas, o número de internamento estabilizou nos 5, tendo oito pessoas morrido devido a complicações relacionadas com a doença.

No Hospital S. João, no Porto, mantêm-se internadas quatro pessoas das 10 que deram entrada na unidade desde o final de outubro.

Assim, no total, o surto de 'legionella', que afetou os concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, já registou 88 casos.

Na semana de passada, as autoridades de saúde confirmaram que foi detetada a presença de 'legionella', numa das torres de refrigeração do centro de distribuição da empresa de laticínios Longa Vida, em Perafita, concelho de Matosinhos.

A empresa revelou, em comunicado, que tinha "desligado preventivamente" o equipamento, a 10 de novembro, mas disse que "não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria" nas torres de refrigeração e a origem do surto que atingiu o Norte do país.

O Ministério Público já tinha, antes, anunciado a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.

A doença dos legionários, provocada pela bactéria 'Legionella Pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório