Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Desmantelada rede que introduzia 45 toneladas/ano de cocaína na Europa

PJ ajudou a desmantelar organização criminosa. 45 pessoas de vários países foram detidas.

Desmantelada rede que introduzia 45 toneladas/ano de cocaína na Europa

A Polícia Judiciária (PJ) participou, nos últimos dias, numa operação policial de cariz internacional, que teve por objetivo principal desarticular uma importante organização criminosa que atuava em vários continentes e que, desde há vários anos, se dedicava à introdução no continente europeu de quantidades massivas de cocaína, bem como ao branqueamento dos proventos resultantes daquelas atividades ilícitas.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a PJ informa que, no território nacional, executou 15 buscas domiciliárias e não domiciliárias onde apreenderam cerca de 12 milhões de euros, dois imóveis com valor estimado de 2,5 milhões de euros e várias contas bancárias, cujos saldos ainda não se encontram totalmente contabilizados.

Já outros os restantes parceiros desta operação procederam à apreensão de dois milhões de reais e 169.000.00 dólares americanos em numerário no Brasil, 300.000.00 euros em numerário na Bélgica,163 imóveis no Brasil com valor estimado em mais de 132 milhões de reais, 2 imóveis em Portugal com valor estimado de 2,5 milhões de euros, dois imóveis em Espanha com o valor estimado de 4 milhões de euros, 37 aeronaves no Brasil, 70 viaturas de luxo no Brasil, na Bélgica e em Espanha e ativos financeiros de valor ainda não completamente determinado.

Foram assim detidos, no passado dia 23 de novembro, ao início da manhã, 45 suspeitos, 38 dos quais no Brasil, quatro na Bélgica, um em Espanha e dois no Dubai.

Na mesma nota, a PJ esclarece que esta operação contou com o suporte da Europol e com o envolvimento da Polícia Federal do Brasil, da Polícia Judiciária Federal da Bélgica, do Cuerpo Nacional de Policia de Espanha, da Polícia Nacional da Holanda, da Polícia da Roménia e da Polícia do Dubai.

Os elementos disponíveis até ao momento indicam que a organização criminosa agora desmantelada foi responsável pela introdução de pelo menos 45 toneladas de cocaína por ano no continente europeu expedida a partir do Brasil por via marítima.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório