Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento manifesta pesar unânime pelas vítimas da estrada

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pelas vítimas da estrada.

Parlamento manifesta pesar unânime pelas vítimas da estrada
Notícias ao Minuto

14:52 - 26/11/20 por Lusa

Política Assembleia da República

"Celebrou-se no dia 15 de novembro o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, este ano sob o tema Lembrar, Apoiar, Agir: Lembrar os que partiram, apoiar os que sofrem, agir para impedir mais desastres", refere o texto hoje aprovado.

De acordo com o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre janeiro e setembro de 2020 verificou-se uma redução nas principais variáveis de sinistralidade rodoviária, relativamente ao período homólogo de 2019, em parte devido à situação de estado de emergência que vigorou entre 19 de março e 2 de maio: menos 7.418 acidentes com vítimas (-27,0%), menos 89 vítimas mortais (-22,3%), menos 473 feridos graves (-24,3%) e menos 9.939 feridos leves (-29,8%).

"Apesar desta melhoria, assinalável em todas as vertentes, os números da sinistralidade continuam a ser preocupantes: 20.052 acidentes com vítimas, de que resultaram 310 vítimas mortais ocorridas no local do acidente ou durante o transporte até à unidade de saúde, 1.473 feridos graves e 23.363 feridos leves", lamenta-se.

No voto hoje aprovado, Ferro Rodrigues considera que "estes indicadores exigem de todos -- órgãos de soberania, autoridade civis e policiais e população em geral - um redobrar de esforços nas medidas de prevenção e combate deste flagelo nacional".

"A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, presta a sua homenagem às vítimas da estrada, manifesta o seu profundo pesar às respetivas famílias e amigos e reconhece o contributo das forças de segurança, das equipas de emergência e dos restantes profissionais de saúde que diariamente lidam com esta trágica realidade", refere-se.

Leia Também: Motociclista morre em colisão frontal com automóvel em Paços de Ferreira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório