Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

2021? Reino Unido alerta portugueses para novas regras de imigração

A partir de dia 1 de janeiro do próximo ano, cidadãos da União Europeia deixam de ter "o direito automático" de residirem no Reino Unido. Contudo, para visitas até seis meses não será necessário ter um visto.

2021? Reino Unido alerta portugueses para novas regras de imigração
Notícias ao Minuto

14:10 - 25/11/20 por Notícias ao Minuto

País Embaixada

A Embaixada britânica em Lisboa recomendou, esta quarta-feira, que os cidadãos portugueses se preparassem para "a implementação do novo Sistema de Imigração do Reino Unido", a partir de 1 de janeiro de 2021.

"A livre circulação entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido termina às 23h00 do dia 31 de dezembro. A partir desta data, os cidadãos portugueses - e outros cidadãos da UE – deixarão de ter o direito automático a viverem no Reino Unido", alerta, em comunicado, a embaixada. 

O novo Sistema de Imigração do Reino Unido vai passar a "baseado em pontos", com o objetivo de tratar "as pessoas de todas as partes do mundo da mesma forma", privilegiando a "competência e o talento em detrimento do local de origem da pessoa".

"Os cidadãos portugueses que pretendam estudar ou trabalhar no Reino Unido, e que ainda não estejam a viver no país, ou que não estejam abrangidos pelo Acordo de Saída da UE, terão de preencher requisitos específicos e pedir um visto através do novo sistema de imigração", é esclarecido. 

Ainda de acordo com as novas regras, os cidadãos da UE vão poder continuar a visitar o Reino Unido, sem terem "que pedir um visto e, na maioria dos casos, poderão permanecer no país por um período até seis meses". Nesta excepção, estão incluídas viagens de "turismo, visitas a familiares e amigos, frequência de cursos de curta duração e atividades relacionadas com negócios". 

As alterações, sublinha a embaixada, não vão afetar "os direitos daqueles que já obtiveram o estatuto de residente permanente ao abrigo do Regime de Residência para cidadãos da UE ('EU Settlement Scheme')".

A informação divulgada hoje pela embaixada surge no âmbito de uma campanha de sensibilização para estas novas normas lançada pelo Governo britânico para toda a Europa. A iniciativa decorre em vários canais de comunicação oficiais "ao longo de novembro e parte de dezembro" e está traduzida para português e 23 outras línguas diferentes.

Saiba aqui mais informações sobre o novo sistema e como pode ser feita a candidatura para trabalhar ou estudar no Reino Unido.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório