Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2023
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Póvoa de Varzim/Vila do Conde diz que situação "ainda não é preocupante"

Póvoa de Varzim, Porto, 24 nov 2020 (Lusa) -- A administração do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde garantiu hoje que, apesar de ter atingido o limite máximo da capacidade instalada para o tratamento de doentes com covid-19, a situação "ainda não é preocupante".

Póvoa de Varzim/Vila do Conde diz que situação "ainda não é preocupante"
Notícias ao Minuto

20:59 - 24/11/20 por Lusa

País Covid-19

"A situação, hoje, ainda não é preocupante, mas o Centro Hospitalar continua atento e a desenvolver todos os esforços para prestar a melhor assistência possível à população, nomeadamente aos doentes com covid-19", disse à Lusa fonte do Conselho de Administração da unidade.

A unidade hospitalar, que serve a cerca de 140 mil habitantes daqueles dois concelhos, lembrou que, desde outubro, quintuplicou o número de vagas para o internamento destes doentes, passando de sete para 39, existindo hoje, "ainda, quatro disponíveis".

"Acreditamos que, com a sensibilização que estar a ser feita junto da população, os números de internados possam, entretanto, baixar. Fizemos um grande esforço de readaptação da unidade, e atingimos o número máximo de 39 camas que podemos disponibilizar para covid-19, sendo, que hoje ainda temos quatro disponíveis", explicou fonte do Conselho de Administração.

Fruto das readaptações feitas nos últimos meses, a unidade conseguiu que, atualmente, todo o 2.º piso do edifício na Póvoa de Varzim, onde funcionavam os serviços de cirurgia e medicina interna, esteja agora reservado para o tratamento de doentes covid-19.

Num outro piso da unidade da Póvoa de Varzim ficou a área cirúrgica, mantendo-se a unidade de Vila do Conde como unidade Covid-free, para doentes de medicina interna.

Em comunicado divulgado durante a tarde, a instituição revelou ter atingido "o limite máximo da capacidade instalada" para doentes covid-19, "com as atuais 39 camas alocadas a doentes infetados com SARS-Cov-2"

No comunicado, aquela unidade de saúde disse que tal "acarreta algum condicionalismo na atividade cirúrgica".

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, Vila do Conde e Póvoa de Varzim estão entre os 17 municípios do país com maior incidência de covid-19, sendo que o concelho poveiro regista 1.626 infetados por cada 100 mil habitantes e Vila do Conde 1.605.

Em Portugal, desde o início da pandemia, março, já morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

Campo obrigatório