Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Marcelo falou com rei de Espanha sobre situação da Covid e vacinação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje ao telefone com o rei de Espanha, Felipe VI, sobre a situação da covid-19 nos dois países ibéricos e inteirou-se do plano de vacinação espanhol.

Marcelo falou com rei de Espanha sobre situação da Covid e vacinação
Notícias ao Minuto

20:13 - 24/11/20 por Lusa

País Covid-19

Esta informação consta de uma nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, na qual se lê que Marcelo Rebelo de Sousa "conversou, esta tarde ao telefone, com o rei Felipe VI de Espanha" sobre a pandemia de covid-19.

De acordo com a mesma nota, os dois chefes de Estado abordaram a situação epidemiológica em Portugal e em Espanha "e as respostas que têm sido dadas" em cada um dos países.

Segundo a Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "inteirou-se também do plano de vacinação hoje aprovado em Espanha, das suas prioridades e ritmo de implementação", e "informou o soberano espanhol das medidas e perspetivas em Portugal".

O Conselho de Ministros espanhol aprovou hoje o Plano de Vacinação Covid-19, que estabelece que o pessoal de saúde e os residentes dos lares e centros com pessoas dependentes receberão as primeiras doses da vacina, que se prevê que cheguem a partir de janeiro de 2021.

Este plano foi apresentado em conferência de imprensa pelo ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, já tinha avançado na sexta-feira que o objetivo do executivo era ter "uma parte muito substancial" da população espanhola vacinada, "com todas as garantias", no primeiro semestre de 2021.

Em Portugal, já morreram 4.056 pessoas com covid-19, doença provocada por um novo coronavírus, num total de 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na Europa, a Espanha é quarto país com maior número de vítimas mortais, depois do Reino Unido, Itália e França, registando 43.668 mortos e mais de 1,5 milhões de casos contabilizados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório