Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dias de sol estão de partida. Vem aí chuva e descida da temperatura

Previsões para esta quarta-feira apontam também para a queda de neve acima de 1.600 metros de altitude.

Dias de sol estão de partida. Vem aí chuva e descida da temperatura
Notícias ao Minuto

18:14 - 24/11/20 por Melissa Lopes

País Tempo

Os últimos dias têm sido de sol luminoso e temperaturas 'simpáticas' para a época. Mas a partir de amanhã, quarta-feira, o cenário vai alterar-se, prevendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) o regresso da chuva a todo  país e uma pequena descida da temperatura máxima. 

Os meteorologistas prevêem períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde, onde podem ser localmente intensos e acompanhados de trovoadas e, ocasionalmente, sob a forma de granizo, e de neve acima de 1.600 metros de altitude.

O IPMA sublinha ainda a ocorrência de neblina ou nevoeiro temporário até final da manhã.

As temperaturas máximas previstas para amanhã vão oscilar entre os 16ºC em Lisboa e Faro, os 14ºC no Porto e os 8ºC na Guarda, o distrito mais frio, cuja mínima cairá até aos 5ºC. O frio também se fará sentir em Bragança, onde os termómetros vão variar entre os 5ºC de mínima e os 9ºC de máxima. Em Lisboa, a mínima vai descer até aos 8ºC, no Porto e em Faro aos 11ºC. 

No dia seguinte, quinta-feira, as temperaturas vão continuar a descer, prevendo-se igualmente céu geralmente muito nublado. períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de trovoadas na região sul,e de neve acima de 1.600 metros de altitude.

Nas regiões autónomas, os termómetros na Madeira vão oscilar entre os 12ºC de mínima e os 19ºC de máxima, prevendo-se chuva no Porto Santo. Nos Açores, as temperaturas vão variar amanhã entre os 11ºC de mínima e os 16ºC de máxima. O céu apresentar-se-á, em todos os grupos, parcialmente nublado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório