Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Guarda inaugura miradouro e elevador panorâmico na Torre dos Ferreiros

A Torre dos Ferreiros, na cidade da Guarda, vai ficar visitável a partir de sexta-feira, com a inauguração de um miradouro no seu topo e de um elevador panorâmico.

Guarda inaugura miradouro e elevador panorâmico na Torre dos Ferreiros
Notícias ao Minuto

09:51 - 24/11/20 por Lusa

País Guarda

A obra, inserida no projeto de Requalificação do eixo central da Guarda, tem como objetivo "tornar a cidade mais atrativa para turistas e residentes, dinamizando, simultaneamente, a economia local", segundo o município presidido por Carlos Chaves Monteiro.

A autarquia refere em comunicado enviado à agência Lusa que a partir de sexta-feira, dia da cidade, os habitantes e visitantes da Guarda vão poder subir à Torre dos Ferreiros e fruir de uma visão de 360 graus da cidade e arredores.

"Até ao momento, a Torre [dos Ferreiros] não tinha acesso a visitantes. Há, por isso, muitos guardenses que vão poder subir ao alto do monumento pela primeira vez, a partir do dia da cidade", indica a fonte.

O acesso ao topo do monumento poderá ser feito pelas escadas existentes no seu interior (pela rua da Torre) ou pelo elevador panorâmico, que foi instalado numa das suas laterais (acessível pela rua Tenente Valadim).

A autarquia adianta que de sexta-feira ao dia 31 de dezembro a entrada será gratuita, mediante reserva antecipada, via 'online'.

A partir de 01 de janeiro, o acesso ao cimo da Torre dos Ferreiros passará a ser pago e a reserva poderá também ser feita presencialmente no Museu da Guarda e no Welcome Center.

Os acessos ao miradouro da torre terão leitores de QR Codes e o código de acesso estará disponível no bilhete enviado por 'e-mail' ao destinatário, após reserva 'online', ou no bilhete entregue no Museu ou no Welcome Center.

As obras de requalificação da Torre dos Ferreiros e do elevador panorâmico correspondem a um investimento da ordem dos 570 mil euros.

A requalificação "está totalmente enquadrada nas recomendações preconizadas no que respeita às intervenções no património histórico edificado e, por isso, a intervenção prendeu-se sobretudo com a conservação do monumento", segundo a autarquia da Guarda.

A intervenção incluiu, entre outros aspetos, a remoção das argamassas de cimento e de peças de ferro que degradam a pedra, a reparação das juntas degradadas com argamassas de restauro adequadas, a consolidação de elementos fragilizados ou em risco e a reposição da originalidade de algumas áreas (demolição de pequenas construções que estavam fora de serviço).

A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da cidade mais alta do país, está classificada como monumento nacional desde 1956.

O monumento, que possui uma das antigas entradas da cidade amuralhada, conhecida por Porta dos Ferreiros, datada do século XIII, foi mandada construir pelo rei Dom Dinis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório