Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Concluídas as obras de reabilitação do Teatro Baltasar Dias no Funchal

As obras de reabilitação do Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, nas quais a Câmara Municipal investiu cerca de 164 mil euros, estão concluídas, declarou hoje o presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia.

Concluídas as obras de reabilitação do Teatro Baltasar Dias no Funchal
Notícias ao Minuto

21:42 - 23/11/20 por Lusa

País Madeira

"Aproveitando a pausa das atividades culturais, por causa da pandemia, e do fim da temporada artística, começámos, no passado mês de maio, a executar diversas intervenções de beneficiação deste espaço icónico da cidade, visando assegurar a longevidade do nosso património histórico e garantir todas as condições de segurança e bem-estar dos nossos colaboradores, artistas e público que nos visita", afirmou o autarca do principal município da Madeira.

Miguel Silva Gouveia disse que "este foi um investimento camarário que ascendeu aos 164 mil euros".

O responsável do município salientou que "o [teatro] Baltazar Dias possui na sua formação muitos elementos em madeira que denotavam algumas marcas do tempo".

Segundo o autarca, "além das obras na cobertura, os trabalhos visaram também a recuperação de toda a estrutura em madeira que circunda a fachada do edifício e a substituição, no interior, do pavimento em soalho de diversas salas onde decorrem regularmente exposições, lançamentos de livros e ensaios, como é o caso do Salão Nobre e da Sala de Espelhos".

Miguel Silva Gouveia destacou que o objetivo deste investimento, "preservando a identidade do principal polo cultural do Funchal, (...) veio trazer renovadas condições de utilização a praticamente todos os espaços do teatro, capacitando-o para consumos culturais que são cada vez mais exigentes e desafiadores".

O autarca adiantou que "a Câmara Municipal do Funchal vai continuar, mesmo em tempos de crise, a encarar a cultura como um bem essencial, pois o seu contributo para o desenvolvimento da cidade é inegável."

O Teatro Municipal Baltazar Dias é a mais emblemática sala de espetáculos da Madeira. Foi inaugurado a 11 de março de 1888, tendo como modelo as salas do Teatro São Carlos, em Lisboa, e do La Scala, em Milão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório