Concluídas as obras de reabilitação do Teatro Baltasar Dias no Funchal

As obras de reabilitação do Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, nas quais a Câmara Municipal investiu cerca de 164 mil euros, estão concluídas, declarou hoje o presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia.

Madeira, funchal, bandeira

© iStock

Lusa
23/11/2020 21:42 ‧ 23/11/2020 por Lusa

País

Madeira

 

"Aproveitando a pausa das atividades culturais, por causa da pandemia, e do fim da temporada artística, começámos, no passado mês de maio, a executar diversas intervenções de beneficiação deste espaço icónico da cidade, visando assegurar a longevidade do nosso património histórico e garantir todas as condições de segurança e bem-estar dos nossos colaboradores, artistas e público que nos visita", afirmou o autarca do principal município da Madeira.

Miguel Silva Gouveia disse que "este foi um investimento camarário que ascendeu aos 164 mil euros".

O responsável do município salientou que "o [teatro] Baltazar Dias possui na sua formação muitos elementos em madeira que denotavam algumas marcas do tempo".

Segundo o autarca, "além das obras na cobertura, os trabalhos visaram também a recuperação de toda a estrutura em madeira que circunda a fachada do edifício e a substituição, no interior, do pavimento em soalho de diversas salas onde decorrem regularmente exposições, lançamentos de livros e ensaios, como é o caso do Salão Nobre e da Sala de Espelhos".

Miguel Silva Gouveia destacou que o objetivo deste investimento, "preservando a identidade do principal polo cultural do Funchal, (...) veio trazer renovadas condições de utilização a praticamente todos os espaços do teatro, capacitando-o para consumos culturais que são cada vez mais exigentes e desafiadores".

O autarca adiantou que "a Câmara Municipal do Funchal vai continuar, mesmo em tempos de crise, a encarar a cultura como um bem essencial, pois o seu contributo para o desenvolvimento da cidade é inegável."

O Teatro Municipal Baltazar Dias é a mais emblemática sala de espetáculos da Madeira. Foi inaugurado a 11 de março de 1888, tendo como modelo as salas do Teatro São Carlos, em Lisboa, e do La Scala, em Milão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas