Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Earth Speakr'. Crianças usam arte para chamar a atenção dos políticos

Jovens portugueses também estão envolvidos no projeto que apela a medidas para o futuro e o bem-estar do planeta.

Notícias ao Minuto

17:59 - 23/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Movimento

As crianças e os jovens de toda a Europa estão a pedir a mudança. O projeto de arte pública 'Earth Speakr' está a contribuir para que mais pessoas sejam ouvidas, com o artista Olafur Eliasson - criador do movimento - a pedir aos líderes políticos e agentes de mudança que demonstrem que estão disponíveis para ouvir a próxima geração. Através da arte, as crianças "estão a deixar mensagens aos políticos sobre o futuro e o bem-estar do planeta", com o objetivo de provocar reação, e amplificação nas redes sociais. 

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, é revelado que mais de 250 mil pessoas já participaram no 'Earth Speakr' desde o seu lançamento em julho, "por ocasião da Presidência Alemã do Conselho da UE 2020". 

O projeto tem ainda uma aplicação e um site - que estão disponíveis em 25 idiomas - e que têm como objetivo "amplificar as esperanças e preocupações das crianças sobre as mudanças climáticas, promovendo o intercâmbio entre gerações em toda a Europa e até no mundo inteiro". 

Em Portugal, as mensagens já chegaram de 18 cidades "um pouco por todo o país", do "Porto a Altura, passando pela Guarda e por Oeiras" e, nestas, as crianças "expõem as suas preocupações, compartilham ideias de forma criativa ou de apoio a dias ambientais internacionais". Um grande número de crianças "categorizou as suas mensagens sob os títulos Plantas, Poluição e Plástico", é ainda explicado.

Leia Também: Cidades: Poluição atmosférica 'custa' a cada europeu 1.276 euros por ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório