Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

“Os portugueses não são inconscientes, isto deriva de indicações dúbias"

Enfermeiro do Curry Cabral questiona ministra da Saúde nas redes sociais: “Onde vai buscar os meios humanos?”

“Os portugueses não são inconscientes, isto deriva de indicações dúbias"
Notícias ao Minuto

17:00 - 23/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

O já conhecido enfermeiro Nuno Moreira, do Curry Cabral, partilhou nas redes sociais mais um desabafo sobre a forma como a pandemia está a ser gerida pela DGS e pelo Ministério da Saúde.

De acordo o profissional de Saúde “ultrapassamos os números de Espanha e estamos ao nível dos casos de Itália”, algo que considera “inacreditável”.

"Temos mais de 28 concelhos com mais de mil infetados por 100 mil habitantes, estamos em 10º lugar na Europa e já se transferem doentes da zona norte para os hospitais de Lisboa", explica Nuno Moreira, antes de questionar a ministra Marta Temido sobre o facto de, alegadamente, não haver meios humanos suficientes para combater a pandemia.

"Ouvi a Senhora Ministra da Saúde revelar que já estão disponíveis mais camas para doentes Covid-19, camas talvez se consigam ainda arranjar e equipamento técnico também, agora meios humanos e profissionais de saúde com formação na área, onde os vai buscar? Terão sempre a possibilidade de voltar a chamar os muitos milhares de profissionais que tiveram de emigrar por lhes ser negado o direito a salários condignos e que combatem a pandemia nos países que de braços abertos os acolheram", atira o enfermeiro do Curry Cabral.

Nuno recorda ainda que o Governo "diz agora que passados tantos meses desde a primeira vaga vai contratar professores que não estejam a lecionar e outros funcionários públicos para darem uma ‘mãozinha’ nos rastreios e ocupações afins", algo que contesta porque vai dificultar ainda mais o trabalho dos profissionais de saúde.

"Quem está, faz meses, nesta luta hercúlea tem agora que cuidar não só dos doentes, mas da integração e formação daqueles que pouco ou nenhum conhecimento de causa terão, assim como daquelas 'cabeças pensantes' que durante meses nada fizeram e que nos deixaram nesta situação. E não, não digam que os portugueses são inconscientes e relapsos, tudo isto deriva de indicações dúbias e titubeantes. Que a desorientação não lhes tolde o discernimento e que a exaustão não nos leve a soçobrar", alerta Nuno.

Apesar disso, o enfermeiro garante que vai continuar nesta "luta, mesmo que continuem a negar a valorização salarial, o gozo das férias e a justa progressão nas carreiras".

"A senhora ministra da Saúde refere que houve um grande aumento da despesa na saúde, na saúde jamais haverá despesa, mas sim investimento", remata o profissional de saúde do Curry Cabral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório