Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Paços de Ferreira. 2.º centro de retaguarda para doentes Covid abre hoje

Estrutura abre esta segunda-feira às 16h00. Apesar de ter capacidade para albergar 50 doentes, centro arranca com apenas 35 camas disponíveis devido à falta de profissionais de saúde.

Paços de Ferreira. 2.º centro de retaguarda para doentes Covid abre hoje
Notícias ao Minuto

14:19 - 23/11/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Tal como foi anunciado na semana passada, vai abrir, esta segunda-feira, dia 23 de novembro, o segundo centro de retaguarda para doentes Covid-19, no antigo Hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira. 

Numa nota divulgada hoje pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, é detalhado que a estrutura abre portas às 16h00 e contará com a presença do presidente da ARS Norte, presidente da Comissão de Proteção Civil Distrital do Porto, comandante Operacional Distrital e com presidente do Centro Distrital da Segurança Social do Porto.

Contudo, a RTP adianta que o espaço, apesar de ter capacidade para 50 pacientes, apenas terá, por enquanto, 35 camas disponíveis porque, para já, conta apenas com um médico, cinco enfermeiros e 20 auxiliares. 

Em declarações ao canal da estação pública, Marco Martins, presidente da Proteção Civil do distrito do Porto, explicou que há auxiliares que abandonam o serviço nos primeiros dias de trabalho por "não aguentarem a pressão".

Este é o segundo centro de retaguarda que abre no país para receber doentes que testam positivo ao novo vírus, que não tenham condições em casa para recuperar da Covid-19. 

Paços de Ferreira é um dos concelhos mais afetados pela pandemia, neste momento, estando incluído na lista dos 47 municípios em risco "extremamente elevado", o nível mais alto. Nesta lista estão contemplados os concelhos que têm mais de 960 casos por 100 mil habitantes, nos últimos 15 dias. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório