Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Estado de Emergência: Costa anuncia novas medidas às 18h

Anúncio será esta tarde.

Estado de Emergência: Costa anuncia novas medidas às 18h
Notícias ao Minuto

09:57 - 21/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Antonio Costa deverá anunciar as novas medidas do Estado de Emergência este sábado, às 18 horas, avança a RTP 3.

Esta sexta-feira confirmou-se o prolongamento de um novo Estado de Emergência entre 24 de novembro e 8 de dezembro. O objetivo é tentar evitar um novo surto de Covid-19 entre janeiro e fevereiro, anunciou Marcelo Rebelo de Sousa na noite desta sexta-feira.

A autorização para prolongar o estado de emergência teve votos contra do PCPPEV, Chega, Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, enquanto BE, CDS-PP e PAN se abstiveram.

O decreto presidencial que renova o estado de emergência volta a permitir o confinamento compulsivo de pessoas infetadas ou em vigilância ativa, assim como o encerramento total ou parcial de estabelecimentos, serviços e empresas. As medidas em especifico serão anunciadas pelo primeiro-ministro, que deverá anunciar também os concelhos que serão afetados.

Recorde-se que, de acordo com o diploma, fica parcialmente suspenso o exercício dos direitos à liberdade e de deslocação, permitindo-se, "na medida do estritamente necessário e de forma proporcional, o confinamento compulsivo em estabelecimento de saúde, no domicílio ou, não sendo aí possível, noutro local definido pelas autoridades competentes, de pessoas portadoras do vírus SARS-CoV-2, ou em vigilância ativa".

projeto de decreto do Presidente da República limita também o exercício da iniciativa privada, social e cooperativa, estabelecendo que "pode ser determinado pelas autoridades públicas competentes o encerramento total ou parcial de estabelecimentos, serviços, empresas ou meios de produção e impostas alterações ao respetivo regime ou horário de funcionamento".

Este diploma permite também que sejam adotadas medidas restritivas para conter a covid-19 por grupos de municípios, incluindo a proibição da circulação em determinados períodos ou dias da semana.

Nos termos do diploma, "nos municípios com níveis mais elevados de risco, podem ser impostas restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, devendo as medidas a adotar ser calibradas em função do grau de risco de cada município".

Segundo o projeto de decreto, fica parcialmente suspenso o exercício dos direitos à liberdade e de deslocação para que sejam permitidas estas restrições nos municípios, "podendo, para este efeito, os mesmos ser agrupados de acordo com os dados e avaliação das autoridades competentes, incluindo a proibição de circulação na via pública durante determinados períodos do dia ou determinados dias da semana, bem como a interdição das deslocações que não sejam justificadas".

O diploma do Presidente da República que renova o estado de emergência estabelece ainda que "pode ser limitada a possibilidade de cessação dos vínculos laborais dos trabalhadores dos serviços e estabelecimentos integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório