Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Sou a favor do uso terapêutico da canábis em oncologia"

Em entrevista publicada na edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto, Laranja Pontes, manifesta-se a favor do uso terapêutico da canábis por parte de pacientes a quem tenha sido diagnosticado cancro, até porque, neste tipo de doença, "não há ilícitos", considera o responsável.

"Sou a favor do uso terapêutico da canábis em oncologia"
Notícias ao Minuto

08:55 - 23/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Laranja Pontes

“Numa doença como o cancro, fazemos tudo aquilo que for possível para melhorar a qualidade de visa dos doentes. Acho que não há ilícitos”. As declarações pertencem ao presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto, Laranja Pontes, que, em entrevista concedida ao Jornal de Notícias, afirma: “Sou a favor do uso terapêutico da canábis em oncologia”.

“Como cidadão, acho que a abordagem das drogas, não só da canábis, devia ser totalmente diferente”, prossegue o responsável, acrescentando que, em seu entender, “devia haver uma política completamente diferente” no que a esta matéria diz respeito.

Questionado sobre se, e atendendo ao seu cargo, irá propor esse debate, Laranja Pontes responde que “já usamos, nalguns casos, extratos de canábis, canabinóides (não propriamente da planta mas de produtos refinados), que melhoram o bem-estar dos doentes, aumentam o apetite e potenciam imenso o efeito dos analgésicos”.

O clínico defende também que "não é justo que não haja linhas de financiamento diretas para o cancro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório