Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Politécnico de Coimbra vai sensibilizar para o excesso de resíduos

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) inicia no sábado a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população para a grande quantidade de resíduos gerados durante o processo de fabrico dos produtos.

Politécnico de Coimbra vai sensibilizar para o excesso de resíduos
Notícias ao Minuto

17:29 - 20/11/20 por Lusa

País Resíduos

"É urgente a sociedade estar ciente da sua pegada ecológica e tomar decisões informadas sobre a forma como consome", salienta Ana Ferreira, vice-presidente do IPC e responsável pela área da saúde ambiental, em comunicado enviado à agência Lusa.

Até ao dia 29, aquela instituição vai dinamizar diversas atividades sob o tema "Resíduos Invisíveis", que pretendem sensibilizar a população, nas quais se destaca um 'webinar', no dia 26, entre as 10:00 e as 13:00, e a entrega de ecopontos e de uma campanha digital nas redes sociais.

O 'webinar' "Resíduos Invisíveis - A verdadeira pegada ecológica", conta a participação de Jorge Conde, presidente do IPC, de Susana Paixão, docente do Departamento de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra e presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental e da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental.

Na iniciativa participam ainda Ana Milhares, fundadora do Movimento Lixo Zero Portugal, Paula Trindade, investigadora na Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e Sílvia Seco e António Loureiro, técnicos de Saúde Ambiental do Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do Politécnico de Coimbra.

"Sabia que para fabricar um telemóvel com menos de 200 gramas são produzidos 86 kg de resíduos e 110 kg de CO2?". Este será um dos alertas do IPC durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Durante a iniciativa serão entregues ecopontos às diversas unidades orgânicas de ensino e ao INOPOL Academia de Empreendedorismo do IPC, no sentido de promover e dotar as instalações da instituição de ferramentas que possibilitem proceder a uma correta e eficaz gestão de resíduos.

Serão também entregues compostores no sentido de diminuir a quantidade de resíduos que são encaminhados para aterro sanitário, cuja compostagem será usada como fertilizante em hortas e terrenos agrícolas do IPC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório