Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Criada plataforma digital para apoiar crianças e jovens LGBTI

A iniciativa tem o intuito de promover a "partilha e consulta de documentos, criação de tópicos para debate, produção de inquéritos e outras ferramentas de intercâmbio de informação", de forma a melhor ajudar os mais novos.

Criada plataforma digital para apoiar crianças e jovens LGBTI
Notícias ao Minuto

15:40 - 20/11/20 por Notícias ao Minuto

País LGBTI+

Vai ser lançada uma plataforma digital especialmente criada para ajudar crianças e jovens LGBTI. A ferramenta - que estará online brevemente - tem como objetivo "partilhar de recursos, apoiar e oferecer consultoria no âmbito da educação e da proteção" dos mais novos.

A iniciativa foi levada a cabo pela associação Casa Qui, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos em Proteção de Crianças e Jovens e com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

"Esta plataforma irá permitir a partilha e consulta de documentos, a criação de tópicos para debate, produção de inquéritos e outras ferramentas de intercâmbio de informação, de forma a melhor se poder apoiar as crianças e jovens LGBTI, tantas vezes marginalizadas", pode ler-se numa nota divulgada, ontem, dia 19 de novembro, pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Com este projeto, vai também ser produzido um 'Guião de Boas Práticas para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens LGBTI', que reunirá "informação aprofundada e completa sobre o fenómeno da violência familiar, em contexto escolar, no namoro e institucional que esta população pode vivenciar".

Por fim, vai ainda ser realizado um inquérito com o intuito de "ouvir a população LGBTI e os técnicos que trabalham com estas crianças e jovens". 

"Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto 'Conhecer para Proteger: Boas Práticas de apoio a crianças e jovens LGBTI', da Casa Qui, projeto cofinanciado pelo Portugal2020/Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego/CIG", é ainda detalhado. 

É de recordar que as crianças e jovens LGBTI são um grupo especialmente vulnerável, com estatísticas elevadas de isolamento, depressão, suicídio, insucesso e abandono escolar, sofrimento de violência em contexto escolar e de violência familiar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório