Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Universidade de Aveiro dá bicicletas "para que carros fiquem em casa"

A Universidade de Aveiro (UA) vai começar a entregar na terça-feira bicicletas aos membros da comunidade académica, para os convencer a "deixar o carro em casa" nas deslocações para o campus universitário, foi hoje divulgado.

Universidade de Aveiro dá bicicletas "para que carros fiquem em casa"
Notícias ao Minuto

12:59 - 20/11/20 por Lusa

País Bicicleta

A distribuição vai contemplar 239 pessoas e é antecedida de uma sessão na Reitoria, na segunda-feira, com transmissão 'online'.

"Após o concurso, com procura muito superior aos números de bicicletas disponíveis, e a subsequente seleção dos contemplados, as novas bicicletas começarão a ser entregues nos dias 24 e 25 de novembro, um dia depois da sessão de lançamento do projeto 'uaubike' na UA", dá conta a Universidade, em nota de imprensa.

Segundo refere a nota, "os 239 contemplados com bicicletas comprometeram-se a fazer cerca de 16 mil quilómetros por semana, deixando o automóvel em casa nas deslocações para a Universidade.

"São menos 16 mil quilómetros que se farão de carro e menos automóveis a chegar ao campus, por um ar mais limpo. Para quem está farto de confinamento, andar de bicicleta é uma variante muito agradável", comenta o reitor, Paulo Jorge Ferreira.

Segundo o reitor, no projeto está comprometida a Universidade de Aveiro e a sua comunidade num objetivo global, em linha com a meta assumida pela União Europeia para que este se torne um continente neutro em emissões de carbono até 2050.

"É uma obrigação de todos... É também uma questão de cidadania. Temos objetivos individuais que também contribuem para que, a nível coletivo, consigamos cumprir esse desafio que é um desafio de futuro, para que os nossos filhos e netos possam dispor de um continente onde se possa viver", conclui.

Além da distribuição e utilização temporária das bicicletas mecânicas e elétricas, o "uaubike" prevê ainda ações de formação e sensibilização sobre segurança na circulação rodoviária e o uso da bicicleta e as vantagens desta opção em detrimento de outros meios de transporte, em Aveiro, Oliveira de Azeméis e Águeda.

As bicicletas mecânicas e elétricas são entregues a alunos, professores e investigadores, técnicos administrativos e de gestão, e em janeiro voltará a ser aberto novo concurso para uma nova utilização durante seis meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório