Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Migrantes aprendem inglês em Lisboa para conseguirem emprego

Cerca de 50 refugiados e migrantes estão a aprender inglês 'online' gratuitamente em Lisboa com 15 professores voluntários, no âmbito de um projeto do British Council que pretende capacitar estes migrantes para conseguirem um emprego.

Migrantes aprendem inglês em Lisboa para conseguirem emprego
Notícias ao Minuto

17:28 - 19/11/20 por Lusa

País Migrantes

Através do Tapestry Project, 15 professores voluntários do British Council dão gratuitamente aulas gratuitas de inglês de uma hora e meia por semana a estes alunos adultos desde 03 de novembro e até ao final do ano letivo.

"Com a covid-19 tínhamos muitos professores em casa, a trabalhar 'online' e muitos deles também gostam de fazer a diferença e estavam dispostos a ajudar neste projeto. No fundo, estamos a fornecer uma outra ferramenta para ajudar estas pessoas a encontrar trabalho, a ter mais capacidade para trabalharem em áreas que lhes interessam", explicou à Lusa Richard Fleming, coordenador do Tapestry Project e do British Council Portugal. 

Segundo Richard Fleming, tem existido muito interesse destes alunos na língua inglesa para motivos profissionais e as primeiras impressões, tanto de alunos como dos professores envolvidos, têm sido muito positivas.

Os alunos vêm de várias partes do globo, como o Brasil, Roménia, Síria e Venezuela, são todos adultos, com idades diversas e com vários níveis de inglês, desde iniciados até níveis intermédios e também dois casos de inglês avançado.

Este primeiro projeto funcionará até junho do próximo ano, mas também é intenção dos promotores alargá-lo a outras áreas, além do ensino da língua, sublinhou.

O projeto de Lisboa é baseado num outro semelhante que o British Council desenvolveu com refugiados em Singapura, o 'It's Raining Raincoats', e é realizado em parceria com a organização não-governamental Lisbon Project, uma associação de apoio a migrantes e refugiados em diversas áreas, como formação ou o apoio jurídico, e que selecionou os alunos com base no seu interesse de aprendizagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório