Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Apreendidas quase 13 toneladas de folha de tabaco contrafeita em Amarante

A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR apreendeu 12.800 quilos de folha de tabaco contrafeita na Autoestrada 4 (A4), na zona de Amarante, no distrito do Porto, informou hoje aquela força militar.

Apreendidas quase 13 toneladas de folha de tabaco contrafeita em Amarante
Notícias ao Minuto

15:44 - 19/11/20 por Lusa

País Amarante

Em comunicado, a GNR esclarece que no decurso de uma ação de fiscalização direcionada para o controlo da circulação de mercadorias, realizada na terça-feira, os militares detetaram a folha de tabaco num veículo pesado de mercadorias.

"A mercadoria, que está sujeita a tributação em sede do Imposto Especial sobre o Tabaco (IT), não se fazia acompanhar de qualquer documento de transporte de âmbito fiscal e aduaneiro que regularizasse a sua detenção e transporte em território nacional", refere a mesma nota.

De acordo com a GNR, o valor da mercadoria apreendida ascende a cerca de dois milhões de euros e, caso fosse introduzida no consumo através dos circuitos comerciais marginais, causaria um prejuízo para o Estado, em sede de Imposto Especial sobre o Tabaco (IT) e Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), de aproximadamente 1,8 milhões de euros.

GNR refere ainda que foi detido um homem de 48 anos pelo crime tributário de introdução fraudulenta no consumo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório