Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Médicos lançam petição dirigida aos portugueses

Profissionais de saúde pedem a ajuda de todos os cidadãos para superar a crise sanitária.

Covid-19. Médicos lançam petição dirigida aos portugueses
Notícias ao Minuto

23:27 - 17/11/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

"Nós, médicos portugueses, dirigimos esta petição ao povo português. Realizamos esta petição porque queremos cuidar de si!". É assim que começa o texto de um abaixo-assinado de cariz simbólico lançado, no início da semana, por um grupo de profissionais de saúde. 

Com mais de 1.100 assinaturas até ao momento [23h15 desta terça-feira, dia 17 de novembro], a petição online tem como objetivo deixar um apelo a todos os cidadãos para que respeitem o cumprimento das normas e medidas de combate contra a pandemia da Covid-19.

No documento, os médicos apelam para que os portugueses usem "corretamente" máscara de proteção individual, respeitem o distanciamento social, não toquem com as mãos na cara e que, este ano, as famílias fiquem cada uma em sua casa no Natal, para que, no próximo ano, possam estar novamente juntas

"O período que estamos a viver, devido à pandemia Covid-19, é de uma extrema gravidade para a saúde, para o bem-estar físico, psíquico e social de todos nós. E é também um período de extrema gravidade sob a perspetiva financeira e económica para Portugal", é sublinhado no documento. 

No abaixo-assinado, é ainda pedido que os portugueses compreendam alguns aspectos 'fundamentais' do presente contexto nacional, designadamente, que "o Serviço Nacional de Saúde está num ponto de tal sobrecarga" e que "a saúde de todos", incluindo de doentes não-covid, "pode ficar em causa" nos próximos tempos e que "as imposições legais são insuficientes para controlar esta pandemia"

"Do comportamento de cada cidadão, depende a saúde de todos. A união e o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da transmissão deste vírus é o caminho para todos termos mais e melhor saúde. É o caminho que salva mais vidas! Nós, médicos portugueses, necessitamos da ajuda de todos os portugueses", é concluído. 

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta terça-feira, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4.452 novos casos e 81 mortes relacionadas com a Covid-19. No total, já se contabilizaram 230.124 infeções e 3.553 óbitos por cá.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório