Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Vacinas são "luz ao fundo do túnel". Só não sabemos "a extensão do túnel"

O primeiro-ministro reitera que até haver uma vacina é necessário cumprir as já bem conhecidas cinco regras: o uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento social, etiqueta respiratória e utilização da app de rastreio.

Vacinas são "luz ao fundo do túnel". Só não sabemos "a extensão do túnel"
Notícias ao Minuto

17:03 - 16/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Na cerimónia de Assinatura dos Acordos de Colaboração entre o Ministério da Saúde e várias misericórdias da região Norte, o primeiro-ministro mostrou-se confiante na disponibilização de uma vacina no próximo ano, mas lembrou que até lá é necessário cumprir as regras de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus

Esta segunda-feira, a farmacêutica Moderna anunciou que dados preliminares indicam que a sua vacina contra a Covid-19 tem uma eficácia de 94,5%.

"Este [o confinamento do fim de semana] é um esforço que tem uma luz ao fundo do túnel, não sabemos ainda a extensão do túnel. Se é por meses, ou se é por um ano. Sabemos, seguramente, que durante o próximo ano, hoje todas as entidades oficias já o reconhecem, teremos disponível uma vacina para enfrentar este covid", disse o chefe do Governo, em declarações transmitidas pela RTP3.

António Costa afirmou que todos querem "acreditar que a ciência vai ser capaz de disponibilizar e a indústria de produzir uma vacina efetivamente eficaz". Mas até termos essa vacina, mantêm-se as cinco regras fundamentais, afirmou o primeiro-ministro, lembrando a importância do uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento social, etiqueta respiratória e da utilização da app de rastreio. 

As medidas de combate ao novo coronavírus "são duras", mas também "são essenciais", rematou

Costa aproveitou ainda a ocasião para agradecer às misericórdias de todo o país, em particular às envolvidas no acordo que foi assinado com o Sistema Nacional de Saúde (SNS), esta segunda-feira, são elas: Esposende, Fão, Felgueiras,  Lousada, Marco de Canaveses, Póvoa de Lanhoso, Riba d’Ave, Valpaços, Vila do Conde e Vila  Verde.

"Apelo a todos que se inspirem neste exemplo", pedindo que mais instituições se juntem ao acordo. 

[Notícia atualizada às 18h32]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório