Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Açores com 24 novos casos elevam para 11 as cadeias ativas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 24 casos positivos de covid-19, dos quais 23 na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira, e a região tem atualmente 11 cadeias de transmissão ativas.

Covid-19. Açores com 24 novos casos elevam para 11 as cadeias ativas
Notícias ao Minuto

15:18 - 16/11/20 por Lusa

País Covid-19

A informação consta no boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional, indicando que, nas últimas 24 horas, foram realizadas 1.193 análises nos dois laboratórios de referência da região e foram ainda registadas 15 recuperações, sendo 10 na ilha de São Miguel, três na ilha Terceira e duas na ilha do Pico.

De acordo com aquela entidade, "no contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada", na ilha de São Miguel, "foram diagnosticados sete casos", sendo cinco mulheres, com idades compreendidas entre 19 e 83 anos, e dois homens, de 34 e 44 anos.

"No contexto de outra cadeia de transmissão já reportada e centrada no concelho da Ribeira Grande foi detetado um caso positivo, referente a um indivíduo do sexo feminino, de 24 anos", adianta o comunicado de hoje da Autoridade de Saúde dos Açores, acrescentando que, "no âmbito da investigação epidemiológica referente a um caso anteriormente reportado", foi diagnosticada uma mulher de 31 anos.

O comunicado dá conta ainda que "foram também diagnosticados dois indivíduos, um do sexo feminino, de 67 anos, e outro do sexo masculino, de 69 anos, no decurso da investigação epidemiológica que envolve um estabelecimento de ensino privado em Ponta Delgada, constituindo uma nova cadeia de transmissão".

Foram "detetadas mais duas novas cadeias de transmissão, cuja origem ainda está em investigação, uma centrada no concelho da Ribeira Grande", tendo sido diagnosticadas uma bebé de sete meses, uma mulher de 39 anos, uma criança de 12 anos e um homem de 42 anos, "e outra associada a um estabelecimento de ensino superior", que diagnosticou uma mulher de 38 anos.

Nas últimas 24 horas foram ainda detetados cinco casos "no âmbito do rastreio realizado a quem chega à região", sendo que quatro foram diagnosticados na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira, "todos provenientes de ligação aérea com território continental português".

Na ilha de São Miguel, o caso diagnosticado, "através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada", refere-se a um homem de 31 anos de idade.

A Autoridade de Saúde dos Açores explica também que foram ainda detetados três casos positivos "através da análise efetuada após o sexto dia" na região, correspondentes a uma mulher, de 43 anos, que "realizou teste de despiste à chegada com resultado negativo", e a dois homens, de 39 e 43 anos, "não residentes na região, que apresentaram teste à chegada com resultado negativo".

Na Terceira, foi diagnosticada uma mulher, de 33 anos, que "apresentou teste de despiste com resultado negativo à chegada à região", mas a análise após o sexto dia "produziu resultado positivo".

Foram também diagnosticados, na ilha de São Miguel, duas mulheres, de 21 e 28 anos, e um homem, de 53 anos, "no seguimento do surgimento de sintomas, estando os casos em investigação epidemiológica".

A Autoridade de Saúde açoriana adianta que "a região conta agora com 13 cadeias de transmissão extintas" e "11 ativas", sendo "seis na ilha de São Miguel, duas na ilha Terceira, duas partilhadas entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge".

Até ao momento, foram detetados na região 629 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

atualmente 342 casos recuperados e 194 casos positivos ativos, dos quais 165 na ilha de São Miguel, 17 na ilha Terceira, oito na ilha de São Jorge, um na ilha do Pico, dois na ilha do Faial e um na ilha de Santa Maria.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.319.561 mortos resultantes de mais de 54,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório