Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Caixões queimados e violência. Eis as imagens dos confrontos nos Aliados

Profissionais da restauração manifestaram-se esta sexta-feira no Porto e os ânimos exaltaram-se.

Notícias ao Minuto

19:49 - 13/11/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Covid-19

Um grupo de empresários do setor da restauração, bares e comércio arremessaram, esta sexta-feira, garrafas contra agentes da PSP e queimaram caixões durante uma manifestação na Avenida dos Aliados, no Porto.

Nas imagens, publicadas pela Global Media, é possível ver momentos de maior tensão entre os manifestantes e a polícia.

Apesar das autoridades terem garantido à agência Lusa que não há detidos, até ao momento, numa das imagens um manifestante surge a ser colocado no interior de uma das carrinhas da PSP.

A manifestação, que começou por volta das 16h, reuniu mais de mil empresários em protesto contra as medidas que consideram restritivas impostas pelo Governo de António Costa para travar a pandemia de Covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do movimento 'A Pão e Água', Miguel Camões, que é também presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto, afirmou que o que se passou esta tarde nos Aliados "é o exemplo claro do estado de desespero em que as pessoas se encontram neste momento".

Os ânimos acabaram, entretanto, por se acalmar, ainda antes da chegada do reforço policial. "Costa: faz outra proposta", "Estão a matar quem não tem covid" e "Nove meses para nascer, nove meses para morrer" foram alguns dos cartazes hasteados nas escadarias da Câmara Municipal do Porto e que mostram o descontentamento do setor

Munidos de frigideiras, colheres de pau, panelas e outros utensílios, os empresários consideram as medidas de apoio anunciadas pelo Governo "insuficientes". 

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 114 concelhos, número que passa a 191 a partir de segunda-feira.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h e as 5h, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13h de sábado e as 5h de domingo e entre as 13h de domingo e as 5h de segunda-feira.

pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.250 pessoas dos 204.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório