Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Hospital de Leiria mantém suspensão da entrada de visitas

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje que vai manter a suspensão da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores por mais um mês, justificando a decisão com o contexto da pandemia de covid-19.

Covid-19: Hospital de Leiria mantém suspensão da entrada de visitas
Notícias ao Minuto

17:40 - 13/11/20 por Lusa

País Covid-19

A proibição tinha sido aplicada no dia 01 de novembro e estaria em vigor até dia 14 de novembro. No entanto, "devido ao atual contexto de crescimento epidemiológico", o conselho de administração decidiu estender a medida até ao dia 14 de dezembro.

Numa nota de imprensa, o Centro Hospitalar de Leiria, que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça, refere que é necessário manter as medidas de restrição, contenção e de prevenção do novo coronavírus dentro da instituição, seguindo o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais.

Neste âmbito, na última reunião, o conselho de administração deliberou manter a suspensão da entrada do acompanhante, cuidador e visitas nos serviços de internamento e em áreas dedicadas covid-19, com exceção do Serviço de Pediatria, onde é permitida apenas a entrada de um acompanhante, no horário em vigor (24/24h).

Segundo o CHL, este acompanhante deve realizar teste SARS-CoV-2 e permanecer durante todo o período de internamento na unidade hospitalar.

Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP) é também permitida a visita do pai durante o horário em vigor para a Torre Poente (19:00 às 20:00, às terças e quintas-feiras).

Já no Serviço de Urgência Ginecológica e Obstétrica é permitida a entrada de um acompanhante, se a equipa clínica assim o entender, para o acompanhamento à grávida, sem possibilidade de troca.

O conselho de administração do CHL salienta ainda que "encontrando-se o grau de risco em constante avaliação pelas entidades competentes da área governativa da saúde, as medidas agora enunciadas serão monitorizadas, e divulgada a sua atualização ou reposição".

Sete doentes morreram infetados com covid-19 na sequência do surto no Serviço de Medicina II do Hospital de Leiria.

A última atualização do hospital, na quarta-feira, indicava que estavam 21 profissionais infetados, dos quais dois já estão recuperados, e 21 doentes, dos quais sete morreram e há um recuperado, informou à Lusa fonte do CHL.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.250 pessoas dos 204.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório