Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara de Lisboa garante teleassistência a 100 idosos da capital

A Câmara de Lisboa aprovou hoje uma proposta que assegura o aumento do serviço de teleassistência municipal a lisboetas idosos, que serão acompanhados por fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, psicomotricistas e técnicos de intervenção comunitária, num investimento de 128 mil euros.

Câmara de Lisboa garante teleassistência a 100 idosos da capital
Notícias ao Minuto

16:11 - 12/11/20 por Lusa

País Idosos

Em comunicado, o gabinete do vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo (BE), destaca que este investimento "garantirá apoio a 100 pessoas utilizadoras do serviço de teleassistência municipal durante seis meses".

"Esta iniciativa garantirá 150 visitas domiciliárias de avaliação inicial e de acompanhamento, 1.200 sessões de intervenção terapêutica de fisioterapia, psicologia e psicomotricidade e 120 acompanhamentos ao exterior, como por exemplo consultas médicas ou compras. Será essencial para garantir os direitos e a dignidade durante as épocas de confinamento", salienta Manuel Grilo, citado na nota.

De acordo com o município, o trabalho realizado pelo "Projeto Radar" na primeira vaga da pandemia de covid-19 "foi determinante para acautelar as necessidades de cerca de 30 mil pessoas idosas na cidade".

"Por ter preparado a resposta para a segunda vaga da pandemia, a Câmara Municipal de Lisboa junta ao trabalho feito pelo Projeto Radar, com uma importante atuação de todas as freguesias de Lisboa, este novo projeto que garante mais acompanhamento às pessoas idosas em situação de isolamento na cidade", lê-se no comunicado enviado pelo BE, partido que tem um acordo de governação do concelho com o PS.

O vereador dos Direitos Sociais reforça que, com esta medida, a autarquia "pretende dar segurança, saúde e mais qualidade de vida a quem pode ser mais impactado com os efeitos de confinamento e crise social".

"Mais do que proteger estas pessoas da covid-19, a intenção é garantir que todas elas podem usufruir de um apoio de profissionais especializados para as mais variadas necessidade de saúde e sociais", acrescenta.

O serviço de teleassistência da Câmara de Lisboa "garante um sistema de chamadas de acompanhamento social, acompanhamento e, em caso de urgência, um alarme que desencadeia uma resposta do regimento de sapadores de bombeiros de Lisboa", refere a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório