Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Portugueses cumprem regras impostas. 97% não saem de casa à noite

Governo de António Costa decretou recolher obrigatório entre as 23 horas e as 5 horas da manhã nos dias úteis.

Portugueses cumprem regras impostas. 97% não saem de casa à noite
Notícias ao Minuto

22:40 - 11/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Portugal está, pela segunda vez desde o início da pandemia da Covid-19, em Estado de Emergência. De entre as (novas) regras impostas pelo Executivo de António Costa está, desde segunda-feira, a obrigação de recolher obrigatório das 23 horas até às 5 horas da manhã do dia seguinte.

E, de acordo com um estudo da PSE - que está a ser divulgado por diversos meios nacionais - os portugueses estão a cumprir: nos dois primeiros dias desta semana, o nível de confinamento noturno da população foi de 97%

O estudo divulgado pela empresa especialista em análise de dados e estatística - e que teve uma amostra de 3.670 pessoas - revela ainda que, "mesmo no período pré-pandemia, o confinamento noturno encontrava-se já entre os 88% e os 90% de população".

“Durante a semana passada (semana 45), a percentagem de pessoas que saiu de casa pelo menos uma vez foi de 90%”, lê-se ainda nas conclusões. O valor cifra-se nos 87% se forem apenas contabilizados os dias úteis.

Todas as (novas) medidas do novo Estado de Emergência. Consulte-as aqui

De recordar que os 121 concelhos com maior incidência estão com recolher obrigatório a partir das 23 horas e ao fins de semana desde as 13 horas. Esta foi uma das medidas que António Costa apresentou, no passado sábado, e que estarão em vigor durante o estado de emergência que começou às 00h do passado dia 9, e que se prolongarão até às 23h59 de 23 deste mês.

Governo decreta recolher obrigatório em 121 concelhos. Recorde quais são

A medida mais restritiva é a "limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos [de risco], entre as 23h e as 5h". "Nos próximos dois fins de semana - 14 e 15 de novembro e 21 e 22 de novembro - haverá uma limitação da circulação na via pública nos 121 concelhos ao fim de semana a partir das 13 horas" e até às 5h, avançou António Costa em conferência de imprensa, no passado sábado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório