GNR detém 3 homens por captura ilegal de aves e resgata 63 pintassilgos

A GNR anunciou hoje a detenção de três homens, em Matosinhos, distrito do Porto, por captura ilegal de aves, resgatou 63 pintassilgos e apreendeu diverso material relacionado com esta atividade criminosa.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
11/11/2020 18:57 ‧ 11/11/2020 por Lusa

País

GNR

Em comunicado, a GNR refere que o Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Matosinhos, deteve os três suspeitos, com idades entre os 58 e os 68 anos, pelo crime de danos contra a natureza, "no seguimento de várias denúncias" dando conta "de que vários indivíduos se dedicavam à captura ilegal de aves".

Os militares da GNR "realizaram várias diligências que culminaram na detenção em flagrante delito dos suspeitos, enquanto aguardavam a aproximação dos animais", usando para o efeito "cinco chamarizes emissores de sons semelhantes ao das aves, alimentados a bateria, recorrendo a armadilhas, como redes e alçapões, para os capturar".

Durante a operação a GNR apreendeu cinco chamarizes a bateria, 17 jaulas, 16 grampos, quatro alçapões, duas redes e quatro sacos porta-redes e três rolos de fio de 'nylon'.

"Foram ainda resgatados 63 pintassilgos, 'Carduelis carduelis', entretanto encaminhados para o Parque Biológico de Gaia. Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos", acrescenta o comunicado da GNR.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas