Meteorologia

  • 07 AGOSTO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Universidade de Aveiro ajusta processos de ensino

O reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, revelou hoje que aquela instituição de ensino superior está a ajustar os processos de ensino e a preparar modelos formativos flexíveis.

Universidade de Aveiro ajusta processos de ensino

Paulo Jorge Ferreira falava na sessão solene de abertura do novo ano letivo da Universidade de Aveiro, transmitida a partir da Reitoria por videoconferência.

"O compromisso da Universidade de Aveiro é preparar-vos da melhor forma para os desafios do século XXI", disse o reitor, dirigindo-se aos novos alunos.

Para isso, revelou, a universidade está a ajustar os processos de ensino e aprendizagem, baseada em desafios, e a preparar modelos formativos flexíveis, "que poderão complementar cursos e diplomas, sobretudo ao nível de pós-graduação.

O trabalho preparatório decorre no âmbito da "Universidade Europeia" de que a Universidade de Aveiro é uma das entidades fundadoras, estando a ser desenhados "passaportes de competências de abrangência europeia, com unidades de formação que poderão ser obtidas em diferentes países e instituições, ao longo do tempo".

"As universidades terão de dar uma resposta rápida às transformações que estão a ocorrer e se o não fizerem, o desalinhamento entre as qualificações disponíveis e as necessidades do mercado aumentará, criando desemprego e diminuindo a coesão social", disse.

O reitor salientou que "o país precisa das suas universidades como nunca", para melhor enfrentar uma crise com "dimensões históricas" e considerou o défice de qualificação "um dos problemas estruturais que o país tem de ultrapassar, para melhorar a produtividade, fazer crescer a economia e aumentar a inovação".

Na sessão, usou também da palavra o presidente da Associação Académica da UA (AAUA), António Alves, que chamou a atenção para a falta de alojamento para estudantes em Aveiro, lembrando que "não é só um problema de Lisboa e do Porto", e João Paulo Oliveira, administrador executivo da The Navigator Company.

Este, que é membro do conselho geral da UA, elogiou a preparação que verificou em jovens formados na Universidade de Aveiro, que encontrou ao longo da sua atividade empresarial, primeiro na Bosh e mais recentemente na Navigator.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório