Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Detetados dois casos em segundo lar da Casa da Caridade de Ponte de Lima

Uma utente do Centro Comunitário de Refoios, da Casa da Caridade de Ponte de Lima, está infetada com o novo coronavírus, após a confirmação de um caso numa funcionária da instituição, disse hoje o diretor.

Detetados dois casos em segundo lar da Casa da Caridade de Ponte de Lima
Notícias ao Minuto

11:21 - 10/11/20 por Lusa

País Coronavírus

Contactado hoje pela agência Lusa, o diretor da instituição daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, Agostinho Freitas, explicou que na próxima segunda-feira "os 34 utentes e 20 funcionários vão voltar a ser sujeitos a testes de despiste da doença causada pelo SARS-CoV-2, a realizar pela autoridade local de saúde".

"Ontem [segunda-feira] fizemos testes rápidos para perceber a dimensão da situação, após uma funcionária ter testado positivo. De acordo com os resultados desses testes rápidos, apenas uma utente está positiva e já foi isolada. Na próxima semana a autoridade de saúde vai voltar a testar todos os utentes e funcionários", explicou Agostinho Freitas.

Além do Centro Comunitário de Refoios, a Casa da Caridade de Ponte de Lima detém a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Nossa Senhora da Conceição, onde 65 dos 67 utentes e 18 dos 40 funcionários estão infetados pelo novo coronavírus.

O diretor da instituição explicou que "as condições do Centro Comunitário de Refoios permitiram colocar um utente por quarto, evitando assim a eventual propagação do vírus".

"Estão todos isolados. Cada quarto tem apenas um utente, o que é uma grande vantagem", referiu.

O diretor da Casa da Caridade adiantou que dos 65 utentes infetados na ERPI de Nossa Senhora da Conceição, situada no centro da vila de Ponte de Lima, "seis estão internados e um está no serviço de urgência do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório