Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Alcobaça homenageia profissionais de saúde com doces conventuais

A Câmara de Alcobaça promove este ano uma edição especial da Mostra de Doces e Licores Conventuais, que devido à pandemia de covid-19 vai realizar-se em 12 pastelarias e homenagear os profissionais de saúde com a oferta de doces.

Alcobaça homenageia profissionais de saúde com doces conventuais
Notícias ao Minuto

13:32 - 06/11/20 por Lusa

País Câmaras

A "Edição Especial Doces e Licores Conventuais" vai decorrer entre o dia 26 deste mês e 1 de dezembro, "num formato bem diferente, porque em contexto de pandemia temos que ser bastante imaginativos e encontrar soluções para não perder a dinâmica económica, empresarial e turística que este evento normalmente traz ao concelho", afirmou o presidente da Câmara de Alcobaça (distrito de Leiria), Paulo Inácio, durante a apresentação da mostra, realizada hoje no Mosteiro de Santa Maria de Coz.

O evento que tradicionalmente se realiza no Mosteiro de Alcobaça será este ano repartido por doze pastelarias que durante os dias da mostra terão, segundo Paulo Inácio, "uma decoração própria" e atividades alusivas à mostra, que este ano terá ainda a particularidade de "homenagear todos os heróis que têm estado na linha da frente do combate a esta pandemia, entre profissionais de saúde, bombeiros, autoridades e profissionais das Instituições de Solidariedade Social".

A iniciativa, lançada em parceria com a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça (ACSIA), consistirá na oferta de um 'voucher' (vale) com um valor de três euros a cada profissional, para ser descontado em qualquer uma das pastelarias aderentes.

A estimativa da autarquia é que venham a ser abrangidas "cerca de 3.000 pessoas, num investimento de cerca de 10.000 euros".

A mostra contará com uma programação cultural que este ano engloba os "Concertos da Justiça", um ciclo promovido pela Orquestra Clássica do Centro em parceria com os tribunais da relação.

Além deste concerto, a realizar no Mosteiro de Alcobaça, estão agendados concertos do Festival Novo Palco (dedicado apenas a artistas locais) no Cine-Teatro, entre outras atividades a realizar na biblioteca municipal e no Museu do Vinho.

A edição especial da mostra conta com um orçamento de cerca de 20 mil euros.

A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais realiza-se em Alcobaça desde 1999, inicialmente numa tenda concebida para o evento e desde 2006 no interior do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Anualmente contam entre os expositores dezenas de pastelarias de todo o país e de países como Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil, bem como a presença de representantes de mosteiros ou conventos portugueses como Singeverga, Louriçal, Montalvo e Rio Caldo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório