Procurar

Sistema de som artesanal atraía aves para captura ilegal em Matosinhos

A GNR deteve em Matosinhos, distrito do Porto, um homem que se dedicava à captura ilegal de aves, após as atrair utilizando um sistema artesanal que produzia sons semelhantes aos emitidos por uma das espécies, informou hoje fonte policial.

Sistema de som artesanal atraía aves para captura ilegal em Matosinhos

© Global Imagens

Lusa
06/11/2020 11:04 ‧ há 4 anos por Lusa

País

GNR

Em comunicado, a GNR relata que o suspeito recorria a variadas armadilhas, como redes e alçapões de captura. E para atrair as espécies pretendidas "utilizava um sistema de som através de autorrádio, que, conectado a uma bateria, emitia sons semelhantes aos produzidos pela ave chamariz, de nome científico 'serinus serinus'".

A GNR aprendeu as aves ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES) e entregou-as ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para efeitos de exames médico-veterinário e posterior devolução ao seu 'habitat' natural.

Ao detido, um homem de 28 anos reincidente naquelas práticas, a GNR apreendeu 17 lugres, um travesso e seis chamarizes, bem como o sistema de som artesanal e diversas gaiolas e redes de captura.

O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Matosinhos, já que a captura destas aves é um crime punível com uma pena de prisão até dois anos.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10