Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 22º

Edição

PSP deteve nove pessoas por fogo posto nos últimos nove meses

Nove detidos pelo crime de fogo posto e 115 autos de contraordenação resultaram da atividade de fiscalização da PSP, entre 01 de fevereiro e 31 de outubro, na prevenção e combate aos incêndios florestais, informou hoje esta polícia.

PSP deteve nove pessoas por fogo posto nos últimos nove meses

"Nessa janela temporal, a PSP concretizou 7.554 ações de vigilância e fiscalização, envolvendo 11.994 polícias que percorreram um total de 88.662 quilómetros, apoiados por 4.114 viaturas", indica um comunicado da PSP sobre a atividade de vigilância e fiscalização desenvolvida na área da sua competência territorial.

A PSP assegurou ainda 1.397 ações de sensibilização e informação sobre a prevenção dos fogos, que envolveram 4.365 cidadãos, sendo que estas ações incidiram sobre as regras sobre o uso do fogo, índice de risco de incêndio rural, definição de zonas críticas e redes de faixas de gestão de combustível.

Adicionalmente, através da linha de emergência 112, cuja operacionalidade, controlo e gestão são permanentemente asseguradas pela PSP, esta polícia recebeu e encaminhou no mesmo período de tempo (fevereiro/outubro) 13.871 chamadas relacionadas com os fogos, que corresponde a uma média diária de 60 contactos telefónicos.

Segundo a PSP, dos 115 autos de contraordenação, as infrações mais comuns foram o incumprimento de medidas preventivas (não realização de ações e trabalhos de gestão de combustível), a realização de queima de sobrantes (queimadas) e fogueiras sem autorização ou em janelas temporais proibidas e o depósito ilegal ou irregular de madeiras e de outros produtos inflamáveis.

A atividade decorreu da condição da PSP enquanto organismo integrante do Sistema Integrado de Operações e Socorro, envolvido neste esforço nacional pela Diretiva Operacional Nacional nº2 -- DECIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios) de 2020, emitida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No comunicado, a PSP apela ainda a todos os cidadãos que preparem atempadamente as ações de gestão de matéria combustível nos terrenos, especialmente os que circundam áreas habitacionais.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório