Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Paredes anuncia que vai autorizar feiras e mercados

A câmara de Paredes, no distrito do Porto, anunciou hoje que "com reforço das medidas de segurança" vai autorizar a realização das feiras e mercados, decisão tomada depois do Governo corrigido a proibição anunciada sábado.

Paredes anuncia que vai autorizar feiras e mercados
Notícias ao Minuto

21:38 - 02/11/20 por Lusa

País Covid-19

"Desde logo, estamos disponíveis para rever a situação e como tal vamos autorizar a realização de feiras. Paredes irá repor as feiras com o reforço das medidas de segurança", refere o presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida, citado em comunicado enviado à Lusa.

O Governo confirmou hoje que as feiras e os mercados de levante vão poder continuar a funcionar nos 121 concelhos sujeitos a medidas mais restritivas para conter a covid-19 caso tenham autorização das respetivas autarquias.

"As feiras em Paredes decorrem de forma segura e em total cumprimento das regras e orientações da Direção-Geral de Saúde, com organização de acordo com o plano de contingência e regras apertadas, com todos os feirantes a usarem máscara e a cumprirem as normas de distanciamento e de higienização", acrescenta o autarca.

No sábado, o Conselho de Ministros anunciou, após uma reunião extraordinária, que 121 municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, por medidas mais restritivas para conter a pandemia, entre as quais a proibição e feiras e mercados de levante, mas hoje recuou dessa decisão.

Um mercado de levante é um espaço onde os comerciantes, todos os dias, montam as suas bancas de manhã para à tarde as desmontarem.

No domingo, a Associação Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN) considerou que a suspensão de feiras e mercados no âmbito do combate à pandemia é "discriminatória" e será "fatal" para milhares de famílias e negócios.

"Temos muito receio dos próximos tempos. Fomos apanhados de surpresa [sábado] com este anúncio. Os feirantes de todo o país, e os do Norte não são exceção, estão numa situação gravíssima. Achamos que existe uma dualidade de critérios para as diferentes áreas do comércio. Não estamos contra que os outros trabalhem. Só queremos que nos deixem trabalhar", referiu à agência Lusa o presidente da AFMRN, Fernando Sá.

Já em comunicado, a associação, que representa cerca de 8.000 feirantes do Norte, começa por salvaguardar que está "consciente do agravamento da situação epidemiológica" e está "como sempre esteve disponível para enfrentar a luta contra a pandemia", mas alerta que a suspensão das feiras "será fatal" para o setor.

Paredes, concelho do distrito do Porto, é um doa 121 municípios abrangido pelas normas anunciadas sábado pelo primeiro-ministro, António Costa.

As medidas incluem novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo "oposição fundamentada" pelo trabalhador.

Os restaurantes nestes 121 concelhos têm de fechar até às 22:30 e todos os estabelecimentos comerciais terão de encerrar, na generalidade, às 22:00.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.590 em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório